A petrolífera chinesa Sinopec anuncia descoberta de petróleo e gás

A estatal chinesa de petróleo e gás Sinopec descobriu petróleo e gás em um campo na província de Xinjiang, no noroeste do país, informou a Reuters , acrescentando que as reservas do campo são estimadas em cerca de 100 milhões de toneladas.

Isso seria igual a cerca de 733 milhões de barris com base em uma taxa de conversão de 7,33 barris por tonelada.

A estatal disse nas redes sociais chinesas que atingiu uma produção diária de mais de 6.000 barris de petróleo bruto e cerca de 600.000 metros cúbicos de gás natural.

O campo recém-descoberto está em uma região produtora de legado na Bacia de Tarim. É também a localização do campo de Shunbei, que produziu cerca de 1 milhão de toneladas de petróleo bruto no ano passado, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, e 50 milhões de metros cúbicos de gás, um aumento de 32% no ano.

A produção local de petróleo e gás está sendo priorizada pelas autoridades chinesas devido à enorme dependência do país de combustíveis fósseis importados. No ano passado, os importadores de petróleo e gás chineses tiveram um dia de campo com preços recordes, mas a derrota não poderia continuar para sempre e o crescimento da produção doméstica está mais uma vez no topo da lista de prioridades. E os majores do estado estão entregando.

No início desta semana, outro gigante chinês da energia, CNPC, anunciou uma nova descoberta no cluster de campo Daqing, que é um dos maiores centros de produção de petróleo na China. O novo reservatório está em uma formação de xisto e contém cerca de 1,27 bilhão de toneladas de óleo.

A China possui recursos petrolíferos significativos, especialmente em formações de xisto. No entanto, sua geologia é desafiadora, tornando a extração desses recursos muito mais cara do que em outros lugares, como a mancha de xisto nos Estados Unidos.

Isso, por sua vez, desencoraja as empresas de exploração e produção de investirem em nova produção devido às margens mais baixas e aos resultados incertos do trabalho exploratório.

Petróleo fecha em alta, apoiado por queda nos estoques dos EUA

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 20. Apesar de abrirem em baixa com a previsão de aumento nos estoques do óleo dos Estados Unidos, os ativos operaram em geral no positivo e ganharam força quando o resultado foi de queda nos estoques.

Produção de etanol nos EUA sobe 6,2% na semana, para 1,096 milhão de barris/dia

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,096 milhão de barris por dia na semana encerrada em 15 de outubro.

Iraque: o petróleo pode chegar a US $ 100 no próximo ano

Os preços do petróleo podem chegar a US $ 100 o barril durante o primeiro semestre de 2022 em meio a baixos estoques comerciais globais, disse o ministro do Petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar Ismaael , na quarta-feira, conforme publicado pela Reuters.