O CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) divulgou o ATO COTEPE Nº 18 do ano de 2021 que altera o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) de todos os combustíveis comercializados dentro dos estados a partir de 01/06/2021.

O valor do ICMS que incide sobre o preço final dos combustíveis é calculado através de uma substituição tributária, ou seja, o ICMS não é cobrado sobre a base do preço de produção dos combustíveis e sim sobre o preço final de comercialização a pessoa física. Isso proporciona aos estados uma arrecadação maior de tributos sobre os combustíveis, bem como o acompanhamento da volatilidade das eventuais mudanças comerciais que existam no mercado de competição entre os postos revendedores.

Quinzenalmente é realizado o levantamento do PMPF e assim atualizado a base de cálculo do ICMS sobre os combustíveis.

Veja o laudo de homologação dos valores publicado pelo CONFAZ

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta no diesel opõe setor de biodiesel e de transportes

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) está defendendo a redução a zero da mistura obrigatória de biodiesel no diesel, para compensar a alta no combustível.

Usinas no Brasil reduzem alguma produção de açúcar para focar no etanol, diz Datagro

As usinas brasileiras de açúcar e etanol provavelmente estão reduzindo temporariamente os volumes de produção de açúcar como forma de aumentar a fabricação de etanol para atender à crescente demanda, em meio a altos preços do biocombustível no país, disse a consultoria Datagro nesta quarta-feira.

Preços do petróleo sobem com aprovação de vacina pelo Reino Unido e sinais da Opep+

Os preços do petróleo avançaram nesta quarta-feira, diante da aprovação de uma…

Preços de petróleo caem com disparada do coronavírus e alta de estoques dos EUA

Os preços do petróleo recuaram nesta quinta-feira, pressionados pela disparada no número…