As melhores jogadas de risco-recompensa no petróleo

© Reuters.

Os preços do petróleo têm subido depois que a OPEP + chegou a um acordo no domingo que fará com que o grupo comece a adicionar 400.000 bpd de produção a cada mês a partir de agosto. O Goldman Sachs diz que o acordo é modestamente otimista e prevê que o Brent atingirá US $ 80 por barril neste verão. Piper Sandler diz que, embora o pano de fundo de uma política monetária mais rígida, a trajetória da recuperação econômica e a sustentabilidade da inflação possam criar algumas curvas de volatilidade, elas não serão suficientes para inviabilizar o mercado altista secular.

Enquanto isso, o setor de combustíveis fósseis está passando por uma rara temporada de estouro: nas últimas temporadas de lucros, a maioria das empresas do setor de energia superou confortavelmente as expectativas de Wall Street

Com o impressionante crescimento dos resultados financeiros, muitos dos principais nomes do setor de energia estão retornando mais capital aos acionistas na forma de dividendos e recompra de ações. As empresas geralmente recompram ações quando acreditam que estão subvalorizadas, um grande endosso para os touros do petróleo e gás.

Os maiores ganhadores no ambiente atual são empresas petrolíferas integradas, como ExxonMobil (NYSE: XOM) e Chevron (NYSE: CVX), que possuem ativos que abrangem toda a gama do negócio de petróleo, incluindo perfuração (upstream) e processamento (downstream) .

No entanto, a última queda do preço do petróleo nos lembrou que essas empresas também tendem a ser altamente voláteis porque seu modelo de negócios depende fortemente dos preços das commodities.

Para construir um portfólio bem equilibrado e diversificado, você precisa investir no setor de midstream, que apresenta menos risco de preço de commodities.

As empresas petrolíferas intermediárias fornecem os oleodutos, processamento, armazenamento, transporte e ativos de processamento que ajudam a transportar commodities de petróleo e gás do ponto de produção para seus eventuais pontos de consumo. Muitas empresas intermediárias são baseadas em taxas, o que significa que seus negócios dependem mais da demanda por commodities e são menos afetados pelas oscilações dos preços das commodities porque a demanda tende a ser mais estável, enquanto os preços tendem a ser mais voláteis.

Outro grande atrativo: as empresas de energia intermediária são algumas das maiores pagadoras de dividendos, com muitos rendimentos esportivos acima de 6%.

Dito isso, as empresas de energia intermediária não estão isentas de riscos.

Assim como o restante do setor de petróleo e gás, o segmento midstream de petróleo e gás dos EUA foi interrompido pela queda na demanda global de energia gerada pela pandemia do coronavírus. Muitos viram seus valores de mercado cortados pela metade, com grandes retrações na produção, bem como uma redução da capacidade de refinarias, instalações de liquefação e exportadores, bem como cancelamentos de projetos galopantes, todos cobrando um preço alto.

No entanto, o ano passado foi atípico e não é provável que vejamos algo tão dramático no futuro próximo. Aqui estão nossas principais opções no setor de petróleo intermediário.

Enbridge Inc. 

Capitalização de mercado: $ 78,7 bilhões

Rendimento de dividendos: 7,11%

Se você preferir um estoque de energia que oferece uma combinação rara de alto rendimento e crescimento, então não procure mais do que Enbridge Inc . (NYSE: ENB), uma empresa canadense de transporte de energia com sede em Alberta. A Enbridge possui uma rede de ativos de transporte e armazenamento que conecta alguns dos campos de petróleo e gás mais ricos da América do Norte. Como a perfuração de xisto de baixo custo continua a aumentar os volumes de produção de energia do continente, a Enbridge deve ser capaz de ver uma demanda saudável por seu oleoduto e instalações de transporte.

Esta empresa de energia intermediária ostenta um rendimento de dividendos saudável com uma meta de aumentar o dividendo em 10% ao ano, enquanto ao mesmo tempo mantém uma proporção de fluxo de caixa distribuível impressionante de 1,4x a termo dividendo

Parceiros de produtos corporativos LP

Capitalização de mercado: $ 51,4 bilhões

Rendimento de Dividendo (Fwd): 7,65%

Enterprise Products Partners LP (NYSE: EP) é o maior transportador de líquidos de gás natural (NGLs) e também possui a maior capacidade de fracionamento de NGL nos Estados Unidos, bem como espaço de doca para exportações. A Enterprise Products é a maior MLP midstream do país.

A Enterprise leu claramente os sinais dos tempos e começou a trabalhar com parceiros para reduzir sua carteira de projetos. No passado, a EP foi capaz de enfrentar os ventos contrários normais da indústria graças à robusta cobertura de caixa e à alavancagem administrável. Infelizmente, a Covid-19 tem sido tudo menos sua queda média, e a EP foi forçada a reduzir seriamente o Capex.

Depois de gastar US $ 17 bilhões em projetos de capital em 2015-19, incluindo novos oleodutos, instalações de oleoduto e exportação de GNL e GLP e plantas de fracionamento de NGL, a gigante MLP agora planeja gastar US $ 4 bilhões combinados em 2021-22.

Espera-se que esses cortes drásticos resultem em grandes ganhos e distribuições.

Phillips 66 Partners 

Capitalização de mercado: $ 8,4 bilhões

Rendimento de Dividendo (Fwd): 9,56%

Phillips 66 Partners (NYSE: PSX) é uma empresa de midstream fundada em 2013 como subsidiária da Phillips 66 (NYSE: PSX).

A Phillips Partners possui 75% das ações limitadas de seu MLP, proporcionando

apoio à receita e ao financiamento. Na verdade, o PSXP tem um dos balanços patrimoniais mais sólidos das MLPs patrocinadas pelo refino, com um enorme dividendo que parece bem coberto.

O principal risco ao investir em PSXP depende de se o Dakota Access Pipeline (DAPL) será eventualmente fechado após uma disputa de licenciamento. Mas com estados e municípios famintos por receitas fiscais e empregos em meio à Covid-19, isso não parece algo que acontecerá tão cedo. Em julho de 2020, um juiz do Tribunal Distrital emitiu uma decisão para o oleoduto ser fechado e esvaziado de óleo enquanto se aguarda uma nova revisão ambiental. A ordem de paralisação temporária foi anulada por um tribunal de apelações dos EUA em 5 de agosto, embora a revisão ambiental deva continuar.

Em maio, a Reuters informou que o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA disse não acreditar que um juiz deva ordenar o fechamento do oleoduto Dakota Access enquanto a revisão ambiental continua.

Parcerias Master Limited

Por décadas, as parcerias limitadas master, ou MLPs, têm sido uma fonte de renda confiável e de alto rendimento para os investidores em energia. Um MLP é exigido por lei para derivar pelo menos 90% de seu fluxo de caixa de commodities, recursos naturais ou imóveis. Eles, por sua vez, distribuem dinheiro aos acionistas em vez de pagar dividendos como uma empresa normal faria. MLPs combinam a liquidez das empresas de capital aberto e os benefícios fiscais das parcerias privadas porque os lucros são tributados apenas quando os investidores recebem as distribuições.

A maior vantagem das MLPs é que são consideradas entidades de passagem de acordo com o código tributário federal dos Estados Unidos. Enquanto a maioria dos lucros corporativos são tributados duas vezes (primeiro por meio de lucros e novamente por meio de dividendos), o status de repasse das MLPs permite que elas evitem essa dupla tributação porque os lucros não são tributados no nível corporativo. Outro benefício importante: os MLPs do Midstream atuam como cobradores de pedágio para as empresas de energia que usam seus dutos. Dessa forma, seus fluxos de caixa são protegidos por contratos take-or-pay de longo prazo, o que significa que são menos suscetíveis às flutuações dos preços das commodities.

Portanto, não é surpreendente que as MLPs normalmente paguem as distribuições mais altas no setor de energia. Aqui estão alguns dos principais pagadores.

MPLX LP

Capitalização de mercado: $ 28,8 bilhões

Rendimento de Dividendo (Fwd): 9,85%

MPLX LP (NYSE: MPLX) é uma empresa de transporte e processamento de petróleo bruto e gás natural com sede em Ohio.

A MPLX tem avançado bastante na redução de despesas operacionais e de capital, bem como na obtenção e desenvolvimento de projetos de crescimento de joint ventures. Além disso, a controladora Marathon Petroleum Corp. (NYSE: MPC) concluiu recentemente a venda de seus ativos da Speedway por US $ 21 bilhões , com os recursos a serem usados ​​para pagar dívidas e sustentar o balanço patrimonial da empresa.

Rattler Midstream LP

Capitalização de mercado: $ 1,5B

Rendimento de dividendos: 8,57%

Rattler Midstream LP (NASDAQ: RTLR) fornece serviços relacionados à água para a produtora de xisto de petróleo e gás Diamondback Energy (NASDAQ: FANG) na Bacia do Permian, no oeste do Texas. 

A administração da Rattler tem cortado agressivamente as despesas de capital, o que ajudou a apoiar a geração de fluxo de caixa livre sustentado. Além disso, a Rattler Midstream não está presente em toda a área plantada da Diamondback Energy, o que lhe permite aumentar a receita em um momento em que a Diamondback Energy previu um período sem crescimento.

Outros MLPs mais bem pagos são:

  • Plains All American Pipeline, LP (NASDAQ: PAA) – Rendimento Fwd de 7,00%
  • Plains GP Holdings, LP (NASDAQ: PAGP) – Rendimento Fwd de 6,69%
  • Magellan Midstream Partners, LP . (NYSE: MMP) – Rendimento Fwd de 8,87%
  • Kinder Morgan, Inc. (NYSE: KMI) – Rendimento Fwd de 6,22%
  • As companhias de Williams, Inc . (NYSE: WMB) – Rendimento Fwd de 6,52%

Por Alex Kimani para Oilprice.com

IBP critica mudanças regulatórias na venda de combustíveis

Representante das grandes distribuidoras de combustíveis, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) se posicionou a favor da manutenção do atual modelo de funcionamento do mercado de revenda de derivados de petróleo.

Estes são os postos de combustíveis populares e preferidos por brasileiros

Os postos de combustível Petrobras BR, Ipiranga e Shell são as marcas com maior índice de popularidade entre os brasileiros, é o que aponta um estudo realizado pela empresa de pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score) SoluCX: as marcas foram citadas por 73,2%, 72,8% e 69,1% dos respondentes da pesquisa, respectivamente.

Guerra política no Brasil e economia mundial devem manter preço da gasolina nas alturas

Economistas dizem que toda vez que o discurso golpista avança, desconfiança cresce e dólar sobe, elevando o preço dos combustíveis. Motoristas de aplicativo dizem que serviço já não compensa diante dos custos.