As três maiores refinarias dos EUA buscam os primeiros lucros desde o início da pandemia

(Imagem: REUTERS/Tom Mihalek)

As maiores refinarias de petróleo dos EUA devem relatar nos próximos dias os lucros do segundo trimestre – seus primeiros lucros desde a pandemia de demanda esmagada no início de 2020, de acordo com estimativas da Reuters .

Desde o primeiro trimestre de 2020, as refinarias têm lutado com a baixa demanda de combustível em meio a bloqueios e restrições de mobilidade, o que levou a baixas taxas de utilização de capacidade e margens de refino muito baixas.

O segundo trimestre deste ano, no entanto, provavelmente verá resultados decentes de ganhos de todas as três maiores refinarias dos EUA – Valero Energy, Phillips 66 e Marathon Petroleum Corporation. Isso se deve à maior demanda de combustível na América, ao aumento das taxas de operação nas refinarias e ao aumento das margens de refino.

De acordo com estimativas citadas pela Reuters, essas três refinarias devem reportar na quinta e na próxima semana cerca de US $ 675 milhões em lucro líquido combinado para o segundo trimestre.

Mas essa estimativa caiu quase pela metade no mês passado – os analistas esperavam no final de junho US $ 1,3 bilhão em lucro líquido combinado. As projeções mais baixas nos últimos dias são resultado dos altos preços do petróleo nas últimas semanas, que afetaram os lucros das refinarias, bem como as margens da indústria em queda em junho.

Além disso, analistas dizem à Reuters que as preocupações com o ressurgimento dos casos COVID podem significar que o segundo trimestre pode ser o trimestre de ‘pico de lucro’ para as refinarias americanas este ano.

Para o primeiro trimestre, Valero, Marathon Petroleum e Phillips 66 relataram perdas, mas seus gerentes estavam otimistas sobre a demanda de combustível e as margens de refino daqui para frente.

“As coisas estão definitivamente melhorando. É difícil dizer o ritmo exato que as margens e fluxos de caixa vão se recuperar, mas certamente estamos indo na direção certa”, Jason Fraser, Vice-Presidente Executivo e CFO da Valero, disse na Resultados do primeiro trimestre divulgados em abril.

“E, como esperamos que a demanda de gasolina para o tipo de rolo de volta aqui na temporada de verão, estamos prontos para correr”, Robert Herman, Vice-Presidente Executivo de Refino na Phillips 66, disse no final de abril.

Por Tsvetana Paraskova para Oilprice.com

Petróleo fecha em alta, apoiado por queda nos estoques dos EUA

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 20. Apesar de abrirem em baixa com a previsão de aumento nos estoques do óleo dos Estados Unidos, os ativos operaram em geral no positivo e ganharam força quando o resultado foi de queda nos estoques.

Produção de etanol nos EUA sobe 6,2% na semana, para 1,096 milhão de barris/dia

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,096 milhão de barris por dia na semana encerrada em 15 de outubro.

Iraque: o petróleo pode chegar a US $ 100 no próximo ano

Os preços do petróleo podem chegar a US $ 100 o barril durante o primeiro semestre de 2022 em meio a baixos estoques comerciais globais, disse o ministro do Petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar Ismaael , na quarta-feira, conforme publicado pela Reuters.