Foto: (Evaristo Sá/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro reclamou nesta segunda-feira do aumento do preço de referência para a cobrança de ICMS sobre o diesel. Diante dos últimos reajustes nas refinarias, o efeito da suspensão recente da cobrança do PIS e da Cofins pelo governo federal sobre o combustível dos caminhões foi, na prática, anulado para o consumidor final. Em conversa com apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que os governadores querem que o valor permaneça alto.
“Dezenove governadores aumentaram o ICMS. Eu baixei o imposto para ficar mais barato o diesel e o gás de cozinha e 19 governadores querem que vocês continuem pagando alto”, afirmou.

O presidente enviou projeto ao Congresso para mudar a forma de cobrança de ICMS, que hoje incide em um preço médio, calculado a cada 15 dias, com base no valor cobrado nos postos. O governo propõe que haja uma alíquota fixa em reais pois o sistema atual estaria retroalimentando a alta de preços.

Na conversa com apoiadores, Bolsonaro também foi questionado sobre a alta dos preços dos alimentos e atribuiu o problema às medidas de isolamento social. Os apoiadores criticaram as restrições de funcionamento de atividades econômicas e de lazer como forma de disseminação da covid-19 e ouviram do presidente que algo irá mudar em relação a isso. “Fiquem tranquilos, estou fazendo a minha parte e a gente vai chegar a bom termo”, prometeu, sem entrar em detalhes.

Autor/Veículo: Valor Econômico

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Postos dizem que distribuidor represa cortes da Petrobras, querem ação da ANP

Sindicatos de revendedores de combustíveis do Brasil pediram à agência reguladora ANP que autorize postos bandeirados a escolherem seus fornecedores.

Petrobras baixou preço da gasolina em 30,1%, mas desconto não chegou a postos

Com a nova redução anunciada nesta quarta-feira, 18, o preço da gasolina…

Petróleo queima, mas colapso do WTI foi ajudado pelo modelo de contrato e só vale nos EUA

O feito histórico do petróleo WTI, negociado em Nova York, em US$ 37,63 negativos ontem, precisa ser compreendido no seu modelo de negócio.

Retirada de biodiesel nas usinas está menor do que deveria, dizem produtores

Produtores de biodiesel reclamam que as retiradas do produto em algumas usinas…