Brasil chega 18,5 milhões de CBIOS emitidos em 2021; volume negociado e preços seguem fracos

Forbes Brasil – O mercado de CBios (créditos de descarbonização) do Brasil registrou a emissão de 903 mil títulos na primeira quinzena de agosto, ante quase 3 milhões de créditos emitidos neste mês completo de 2020, em meio a um movimento ainda fraco do setor neste ano, indicou hoje (24) um relatório do Itaú BBA.

Segundo o documento, no acumulado de 2021 até aqui o volume emitido de CBios no país totalizou 18,47 milhões de títulos, o que representa 74,2% da meta a ser cumprida no ano no âmbito do programa RenovaBio, de 24,9 milhões de títulos.

No mesmo momento de 2020, a emissão de CBios atingia 18,5 milhões de títulos e já superava com folga a meta anual estipulada de 14,9 milhões de créditos.

Cada CBio representa uma tonelada de dióxido de carbono que deixa de ser emitida. Os títulos, que visam ajudar o Brasil a cumprir seus objetivos climáticos do Acordo de Paris, são emitidos por produtoras de biocombustíveis e devem ser obrigatoriamente aposentados por distribuidoras conforme suas metas anuais.

O Itaú BBA destacou que o volume negociado de CBios em 2021 segue fraco, com cotações bem abaixo das verificadas em 2020. Na temporada passada, a movimentação do mercado começou a ganhar força por volta de setembro, atingiu um ápice em meados de outubro e perdeu ritmo em dezembro, segundo o relatório do banco de investimentos.

O preço médio dos CBios neste ano, acrescentou o relatório, está 31,5% abaixo do registrado no ano passado, a R$ 29,75 por título.

O documento também indicou que, atualmente, o número de CBios disponíveis é de 19,2 milhões de títulos –do total, 48% estão nas distribuidoras, 51% nas produtoras e 1% em partes não obrigadas. Até maio, apenas 3,18 milhões de CBios haviam sido aposentados em 2021. (Com Reuters)

Petróleo fecha em alta, apoiado por queda nos estoques dos EUA

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 20. Apesar de abrirem em baixa com a previsão de aumento nos estoques do óleo dos Estados Unidos, os ativos operaram em geral no positivo e ganharam força quando o resultado foi de queda nos estoques.

Produção de etanol nos EUA sobe 6,2% na semana, para 1,096 milhão de barris/dia

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,096 milhão de barris por dia na semana encerrada em 15 de outubro.

Iraque: o petróleo pode chegar a US $ 100 no próximo ano

Os preços do petróleo podem chegar a US $ 100 o barril durante o primeiro semestre de 2022 em meio a baixos estoques comerciais globais, disse o ministro do Petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar Ismaael , na quarta-feira, conforme publicado pela Reuters.