NOVA DÉLHI (Reuters) – O Brasil começará discussões sobre adesão à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) durante uma visita à Arábia Saudita em julho, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nesta quarta-feira.

“Eu tenho uma visita à Arábia Saudita no meio do ano, e então nós poderemos começar a discussão”, disse Albuquerque à Reuters, acrescentando que a entrada do país no grupo não aconteceria neste ano.

O presidente Jair Bolsonaro insinuou a ideia de uma adesão à Opep em outubro passado, mas a possível entrada no cartel não foi bem recebida pelo setor de petróleo, uma vez que produtores temem que nesse caso o Brasil tenha que aderir a cortes de produção acertados entre a Opep e outros produtores.

Questionado sobre se o país iria restringir sua produção em linha com termos da Opep, Albuquerque afirmou: “É uma questão de negociação, nós temos que começar discussões.”

“A Arábia Saudita está na presidência do G20. Eu estarei lá em julho, e então nós podemos começar a discutir… nós temos que começar discussões sobre uma associação à Opep.”

Tanto a produção quanto as exportações de petróleo do Brasil estão em alta no momento.

O ministro afirmou também que 2020 será um ano melhor para o Brasil, com a produção estimada em 3,5 milhões de barris por dia (bpd), contra 3,1 milhões de bpd em 2019.

Já as exportações devem chegar a 1,4 milhão de bpd de petróleo em 2020, ante 1,1 milhão de bpd em 2019.

Em geral, o Brasil quer produzir 4,3 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boedp) em 2020, ou 13% a mais que em 2019, segundo Albuquerque.

“Nós vamos também aumentar nossa exploração de petróleo e gás. Nós continuaremos com nossos leilões, temos planejados três leilões para 2020”, afirmou.

Ele também disse que o Brasil está confortável com os atuais preços do petróleo, com o Brent, referência internacional, em cerca de 64 dólares o barril, valor apontado como “justo” por Albuquerque.

Fonte: Investing.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Opep tem reunião com Brasil em meio a consultas a produtores “chave” de petróleo

Órgão formalizou convite ao ministro de Minas e Energia para participação no 8º Seminário Internacional da organização.

Saiba Por Que Não se Deve Confiar Agora nas Previsões de Demanda de Petróleo

Confira algumas das projeções recentes para a demanda mundial de petróleo em 2020 que já sofreram mudanças significativas:

Petrobras reduz gasolina em 12% nas refinarias a partir de quinta-feira

A Petrobras PETR4.SA reduzirá o preço médio da gasolina em suas refinarias…

Preços dos combustíveis caem 9,6% e puxam deflação em abril, diz IBGE

A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fechou abril em deflação de 0,31%.