Dados preliminares publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) apontam que o consumo de combustíveis no mercado nacional atingiu 22,72 bilhões de litros, em gasolina equivalente, no acumulado de 2020, o que representa queda de 12,7% na comparação com o mesmo período de 2019.

O etanol hidratado, por sua vez, indica uma retração de 16,7% em relação ao primeiro semestre de 2019, com um total consumido de 8,96 bilhões de litros, o segundo maior consumo de hidratado nos primeiros seis meses de cada ano.

“Esse resultado enfatiza a competitividade do etanol nos principais centros consumidores frente a gasolina que possibilitou a manutenção da participação na matriz de combustíveis do ciclo Otto. Ao abastecer com etanol, o consumidor está usando um combustível não só mais em conta como melhor para o meio ambiente”, analisa Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA. No acumulado do ano, o índice, que mensura o volume de hidratado e anidro consumidos pela frota de veículos de passeio e carga leve indica 47,2%.

Dados de junho

Em junho de 2020 foram consumidos 3,64 bilhões de litros de combustíveis pela frota de veículos leves. Este resultado indica uma queda de 12,6% quando comparado ao mesmo período do ano anterior – menor retração mensal na comparação com 2019 desde o início da pandemia.

O consumo de etanol hidratado no sexto mês de 2020 totalizou 1,33 bilhão de litros no País, queda de 22,9% em relação a junho de 2019. Este volume também representa um crescimento de 5,0% no volume demandado de biocombustível em relação a maio de 2020.

Fonte: UNICA

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

72º Leilão de Biodiesel da ANP negocia 1,021 bilhão de litros

No 72º Leilão de Biodiesel da ANP foram arrematados 1.020.651.000 litros de…

Alta de preços no leilão de biodiesel pode encarecer combustível na bomba

Terminou nesta terça-feira (09) o leilão de biodiesel realizado para o bimestre de julho e agosto.

O preço médio do diesel nos postos do Brasil voltou a cair na semana passada.

One of the easiest ways to improve travel photos is shooting in better light, and the best light is often in the hour after sunrise and before sunset. That’s because the light takes on a warm golden hue and hits the subject from the side instead of the top. t’s difficult to recreate the grandeur of a vast landscape in the confines of a picture frame.

Preços dos combustíveis nos postos recuam na semana, aponta ANP

De acordo com o levantamento da ANP, o valor médio do litro da gasolina para o consumidor caiu 1,3%, a R$ 4,095.