Safra de cana já correndo no Centro-Sul, com mais etanol (Imagem: Luke Sharrett/Bloomberg)

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) apresentou nesta manhã de quinta (25) que a moagem na primeira quinzena de março totalizou 1,67 milhão de toneladas no Centro-Sul, mas não a identifica como sendo antecipação da safra 21/22.

Embora a divulgação do relatório aponte que 14 empresas “iniciaram” os trabalhos neste período, somando 30 desde fevereiro, a entidade consolidou o volume à safra 20/21, em 600,47 milhões/t. Oficialmente, a temporada sempre se abre em 1º de abril, depois do período de entressafra do 1º trimestre.

Safra nova ou safra velha, seja como for entrou mais etanol no mercado, 199 milhões de litros (70% da matéria-prima) e 127 milhões/l de biocombustível de milho.

Somados aos estoques carregados, as vendas cresceram 11,13% na comparação anual, para 778,5 milhões/l nos primeiros quinze dias deste mês. No mesmo período, os preços nas usinas caíram quase 6% no acumulado, segundo o Cepea.

Pode ser recomposição de estoques das distribuidoras, como informou o diretor-executivo da Unica, Antônio de Pádua Rodrigues, que também estão ofertando preços em quedas diárias no mês todo, incluindo os menos 4,22% de ontem, em Paulínia.

Mas ele ainda acredita que o consumo nas bombas teria correspondido bem, pela diferença favorável contra a gasolina, e que deverá ser afetado somente nesta segunda quinzena com as restrições de circulação no combate à pandemia.

A quantidade de cana processada de 1º a 15 de março, mais a que será usada na segunda quinzena pelas novas 24 unidades que informaram abertura das operações – portanto já se encontram atividade -, poderá alcançar a estimativa de no mínimo 4 milhões/t.

Fonte: Money Times

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

EIA: Estoques de petróleo caem em 679 mil barris na última semana

Investing.com – Os estoques de petróleo dos EUA caíram na última semana,…

5 Fatores Podem Determinar a Direção dos Preços do Petróleo

No início da semana, os preços tanto do Brent quanto do WTI sofreram uma queda, mas…

Abiove, Aprobio e Ubrabio consideram redução da mistura lamentável e apontam consequências

Abiove, Aprobio e Ubrabio apontam impactos que a redução da mistura de biodiesel representa para toda a cadeia produtiva

Em meio à crise no consumo, gasolina brasileira se torna a 14ª mais barata do mundo

Levantamento global também aponta que, no período em que o petróleo teve os preços mais baixos já registrados, combustível não teve quedas expressivas entre os maiores produtores