Mesmo com o firme ganho em relação a julho, quando totalizaram 550 mil toneladas, as exportações ficaram 18% abaixo de igual período do ano passado (Imagem: REUTERS/Angus Mordant)

As exportações de diesel da China dobraram em agosto ante julho, atingindo 1,09 milhão de toneladas, mostraram dados de alfândega nesta quarta-feira, à medida que refinarias enviam o combustível para o exterior mesmo com margens de exportação reduzidas para reduzir os crescentes estoques locais do produto.

A recuperação nos embarques reverteu quatro meses de quedas.

Mesmo com o firme ganho em relação a julho, quando totalizaram 550 mil toneladas, as exportações ficaram 18% abaixo de igual período do ano passado, de acordo com dados da Administração Geral de Alfândegas da China.

Os embarques de gasolina do país avançaram 15% na comparação anual, para 1,22 milhão de toneladas, contra 1,12 milhão de toneladas no mês passado. Já as exportações de querosene de aviação despencaram 75% no ano a ano, para 300 mil toneladas.

O processamento de petróleo em refinarias chinesas disparou em julho, para um recorde de 59,56 milhões de toneladas, e registrou o segundo maior nível da história em agosto, com o país se recuperando dos impactos da pandemia de coronavírus.

Como resultado dos volumes recordes, os estoques de gasolina e diesel aumentaram, enquanto as margens para processamento recuaram.

Os embarques de gasolina do país avançaram 15% na comparação anual, para 1,22 milhão de toneladas, contra 1,12 milhão de toneladas no mês passado (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

“A China enfrenta uma pressão dos estoques, especialmente de diesel. Esperamos que as exportações de diesel sigam em um nível alto também em setembro”, disse um operador em Pequim.

Os dados das alfândegas também apontaram que no mês passado as importações de gás natural liquefeito (GNL) pela China aumentaram 16% em comparação anual, para 5,96 milhões de toneladas, maior nível pelo menos desde março –o país não divulgou números em separado de janeiro e fevereiro.

Fonte: Reuters

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Demanda por gasolina já caiu entre 50% e 60%, diz presidente da Petrobras

Segundo Roberto Castello Branco, empresa deverá cortar a produção de alguns ativos devido à queda de demanda no mercado internacional.

Petrobras eleva preço do diesel em 3% nas refinarias em meio à alta do petróleo

A Petrobras (SA:PETR4) elevará o preço médio do diesel em suas refinarias…

Petrobras eleva diesel em 5% e gasolina em 6% a partir de sexta-feira

A Petrobras informou nesta quinta-feira que vai aumentar os preços médios do diesel em 5% e os da gasolina em 6% em suas refinarias, a partir de sexta-feira.

Preços do petróleo registram forte alta após ataques na Arábia Saudita

Preços chegaram a subir quase 20%, segundo sites internacionais. Produção do país foi cortada pela metade neste sábado (14).