As tensões geopolíticas estão aumentando sobre a Ucrânia entre a Rússia e os EUA e seus aliados europeus. No domingo, os EUA ordenaram que membros da família da embaixada de Kiev fossem evacuados depois que o presidente Biden pode enviar milhares de soldados para a Europa Oriental. A Otan disse na segunda-feira que estava colocando forças de prontidão.
A ameaça iminente da Terceira Guerra Mundial anulou a demanda por ativos mais arriscados, como bitcoin e ações de tecnologia, e apoiou a demanda por energia.
Em particular, o gás natural europeu subiu 20% na segunda-feira, à medida que o risco crescente de conflito ameaça a Europa carente de combustível com suprimentos da Rússia.

A analista de commodities do Goldman Sachs, Samantha Dart, expandiu mais a história do lado da oferta e disse aos clientes no domingo que “se mais tensões entre a Rússia e a Ucrânia aumentarem, a incerteza inicial em torno de seu impacto nos fluxos de gás provavelmente levaria o mercado a mais uma vez adicionar um prêmio de risco significativo aos preços europeus do gás .”
Dart explicou que se “a atual tensão nos saldos de gás na Europa” persistisse e “os fluxos de gás existentes da Rússia” fossem bloqueados, “não descartaríamos neste cenário que o mercado revisitasse brevemente a alta de 180 EUR/MWh observada em meados de dezembro – ou níveis ainda mais altos – enquanto os impactos do fluxo são avaliados.”

Ela também delineou um “risco potencial” se as tensões crescentes sobre a Ucrânia resultarem em sanções contra o oleoduto Nord Stream 2 da Rússia para a Alemanha, o que atrasaria ainda mais a certificação do oleoduto e causaria um aperto contínuo nos mercados europeus.
Há também o risco de “apertar os mercados de gás europeus por mais três anos “, alertou Dart (o relatório completo está disponível para subs profissionais no local habitual ).
As crescentes incertezas geopolíticas e condições climáticas adversas tornaram o gás europeu uma enorme oportunidade de arbitragem para os comerciantes. Conforme mostrado abaixo, o prêmio para o gás europeu é muito maior do que nos EUA.

Embora o prêmio do gás da UE sobre o gás dos EUA esteja subindo mais uma vez, depois de atingir um recorde no final de 2021, isso equivale a um preço de US$ 173 por barril de petróleo bruto…

As últimas escaladas podem significar sanções à Rússia, sem dúvida, resultariam em enormes consequências para a Europa do declínio dos fluxos de gás que fariam subir os preços da energia e esmagariam os consumidores que mal podem pagar suas contas de energia.