Goldman: Conflito na Ucrânia pode dobrar os preços do gás natural na UE

As tensões geopolíticas estão aumentando sobre a Ucrânia entre a Rússia e os EUA e seus aliados europeus. No domingo, os EUA ordenaram que membros da família da embaixada de Kiev fossem  evacuados  depois que o presidente Biden pode enviar milhares de soldados para a Europa Oriental. A Otan disse na segunda-feira que estava colocando forças de prontidão. 

A ameaça iminente da Terceira Guerra Mundial  anulou a demanda  por ativos mais arriscados, como bitcoin e ações de tecnologia, e apoiou a demanda por energia. 

Em particular, o gás natural europeu subiu 20% na segunda-feira, à medida que o risco crescente de conflito ameaça a Europa carente de combustível com suprimentos da Rússia. 

A analista de commodities do Goldman Sachs, Samantha Dart, expandiu mais a história do lado da oferta e disse aos clientes no domingo  que “se mais tensões entre a Rússia e a Ucrânia aumentarem, a incerteza inicial em torno de seu impacto nos fluxos de gás provavelmente levaria o mercado a mais uma vez adicionar um  prêmio de risco significativo aos preços europeus do gás .”

Dart explicou que se  “a atual tensão nos saldos de gás na Europa”  persistisse e “os fluxos de gás existentes da Rússia” fossem bloqueados,  “não descartaríamos neste  cenário que o mercado revisitasse brevemente a  alta de 180 EUR/MWh observada em meados de dezembro – ou níveis ainda mais altos – enquanto os impactos do fluxo são avaliados.”

Ela também delineou um  “risco potencial”  se as tensões crescentes sobre a Ucrânia resultarem em sanções contra o oleoduto Nord Stream 2 da Rússia para a Alemanha, o que atrasaria ainda mais a certificação do oleoduto e causaria um aperto contínuo nos mercados europeus. 

Há também o risco de  “apertar os mercados de gás europeus por mais três anos “, alertou Dart (o relatório completo está disponível para  subs profissionais no local habitual ). 

As crescentes incertezas geopolíticas e condições climáticas adversas tornaram o gás europeu uma enorme oportunidade de arbitragem para os comerciantes. Conforme mostrado abaixo, o prêmio para o gás europeu é muito maior do que nos EUA. 

Embora o prêmio do gás da UE sobre o gás dos EUA esteja subindo mais uma vez, depois de atingir um recorde no final de 2021, isso equivale a um preço de US$ 173 por barril de petróleo bruto…

As últimas escaladas podem significar sanções à Rússia, sem dúvida, resultariam em enormes consequências para a Europa do declínio dos fluxos de gás que fariam subir os preços da energia e esmagariam os consumidores que mal podem pagar suas contas de energia.

Distribuidoras regionais saem do mercado e importação de combustíveis tem nova concentração

No meio da crise de preços devido à crise do petróleo no mercado internacional, o setor de distribuição de combustíveis brasileiro voltou a ter uma nova concentração de postos bandeirados, acelerados pelas dificuldades de importação pelas distribuidoras regionais.

Confaz pedirá prorrogação de prazo a Mendonça sobre ICMS dos combustíveis

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) ainda não se manifestou sobre a declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de querer votar o projeto que limita o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis na próxima terça (24/5).

Por que os investidores devem prestar muita atenção ao desaparecimento do spread WTI-Brent

O investidor médio pode não pensar muito sobre o spread do preço do petróleo entre o West Texas Intermediate (WTI) e o Brent Crude, que geralmente é de apenas alguns dólares por barril - mas a diferença é realmente vital, e que todo petróleo em potencial investidor precisa entender.