Goldman: o petróleo pode chegar a US $ 85 no quarto trimestre

Um inverno mais frio e preços crescentes do gás natural em todo o mundo podem levar a preços do petróleo mais altos do que o esperado no final deste ano, com o potencial do petróleo chegando a US $ 85 por barril no quarto trimestre, disse o Goldman Sachs.

O Goldman, que tem uma previsão de preço de US $ 80 o barril de petróleo para o último trimestre de 2021, acredita que a crise do gás natural combinada com um inverno mais frio do que o normal na Europa e na Ásia pode representar um risco de alta de US $ 5 o barril no quarto trimestre projeção de preços, disseram os analistas do banco em nota divulgada no domingo pela Reuters .

“O aperto no fornecimento global de gás cria um catalisador de alta claro e potencialmente significativo para o mercado de petróleo neste inverno, maior do que o risco de queda para a demanda global de petróleo de outra onda COVID semelhante ao Delta”, escreveram os analistas da Goldman Sachs.

De acordo com o banco de investimento, a demanda por petróleo pode saltar 900 mil barris por dia (bpd) se o inverno que se aproxima for mais frio do que o normal no hemisfério norte.

O mercado de gás apertado da Europa, a baixa velocidade do vento, os estoques de gás anormalmente baixos e os preços recordes do carbono combinaram-se nas últimas semanas para enviar os preços de referência do gás no continente e os preços da energia nas maiores economias a picos recordes . Os preços recordes do gás natural na Europa estão levando os preços spot asiáticos do gás natural liquefeito (GNL) a níveis recordes nesta época do ano também.

Na semana passada, o Bank of America Global Research disse que os preços do petróleo podem chegar a US $ 100 por barril nos próximos seis meses se tivermos um inverno mais frio do que o normal, o que pode ser o mais importante impulsionador dos mercados globais de energia nos próximos meses. O BofA vê uma alta para os preços do petróleo em meio a modestos déficits de mercado nos próximos meses. Ele também vê potencial para o petróleo atingir US $ 100 o barril antes de sua estimativa de meados de 2022 a partir de junho, se o inverno estiver mais frio do que o normal.

Petróleo fecha em alta, apoiado por queda nos estoques dos EUA

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 20. Apesar de abrirem em baixa com a previsão de aumento nos estoques do óleo dos Estados Unidos, os ativos operaram em geral no positivo e ganharam força quando o resultado foi de queda nos estoques.

Produção de etanol nos EUA sobe 6,2% na semana, para 1,096 milhão de barris/dia

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,096 milhão de barris por dia na semana encerrada em 15 de outubro.

Iraque: o petróleo pode chegar a US $ 100 no próximo ano

Os preços do petróleo podem chegar a US $ 100 o barril durante o primeiro semestre de 2022 em meio a baixos estoques comerciais globais, disse o ministro do Petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar Ismaael , na quarta-feira, conforme publicado pela Reuters.