O acordo que a OPEP + alcançou no domingo é modestamente otimista para a previsão do Goldman Sachs de que o Brent atingirá US $ 80 por barril neste verão, disse o banco de investimento em uma nota depois que o grupo concordou em começar a adicionar 400.000 bpd de produção a cada mês a partir de agosto.

Por meses, o Goldman Sachs vem pedindo US $ 80 o barril de petróleo neste verão, esperando uma forte recuperação da demanda, apesar das expectativas de que o petróleo iraniano possa retornar legitimamente ao mercado em algum momento, e apesar do impasse de duas semanas dentro da OPEP + sobre como o grupo continuaria com a gestão do abastecimento de petróleo.

Na semana passada, o Goldman Sachs reiterou sua previsão de preço de US $ 80 para o petróleo Brent, apesar de relatos de que a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) chegaram a um acordo sobre a produção de petróleo que estenderia o acordo OPEP + até o final do ano que vem.

No domingo, a OPEP + concordou em estender o negócio de abril de 2020 até o final de dezembro de 2022 e adicionar 400.000 barris por dia (bpd) mensalmente a partir de agosto de 2021 e até a eliminação gradual de todos os 5,8 milhões de bpd que o grupo mantém atualmente fora do mercado, à luz da melhoria da demanda global de petróleo. O grupo também deu níveis de produção básicos mais elevados a partir de maio de 2022, não apenas para os Emirados Árabes Unidos, mas também para a Arábia Saudita, Rússia, Kuwait e Iraque.

“O acordo teve dois focos distintos: um aumento moderado da produção que manterá o mercado deficitário nos próximos meses, bem como um guidance de maior capacidade que será necessária nos próximos anos devido ao crescente subinvestimento”, Goldman Sachs disse em uma nota, conforme publicado pela Reuters.

O acordo que a OPEP alcançou é uma “alta” de US $ 2 por barril em relação aos US $ 80 por barril do Goldman neste verão, bem como uma vantagem de US $ 5 em relação à previsão do Brent de US $ 75 por barril no ano que vem, disse o banco.

Por Tsvetana Paraskova para Oilprice.com

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Petrobras reduz preço da gasolina em 8% e do diesel em 6% a partir do dia 15

Com a continuidade da queda do preço do petróleo no mercado internacional,…

Chefe da Opep diz que nova onda da Covid-19 pode adiar recuperação do petróleo

O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohammad Barkindo, afirmou nesta…

Estoques de petróleo dos EUA sobem inesperados 1,9 mi de barris na semana passada: EIA

Os estoques de petróleo dos EUA aumentaram inesperadamente na última semana, disse a Administração de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês) na quarta-feira (24).

Governo quer alterar ICMS sobre combustível

O governo federal negocia com estados para alongar a periodicidade do reajuste de ICMS, imposto estadual, sobre combustíveis.