O governo brasileiro estuda aumentar a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para gasolina e retirar os tributos Pis/Cofins para o etanol por um período, com o objetivo de ajudar usinas de cana-de-açúcar em tempos de coronavírus, disse nesta segunda-feira (13) a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O setor de etanol tem sofrido pela queda drástica do consumo, diante das medidas de isolamento adotadas contra o vírus que restringem o tráfego de veículos, e também pela redução do preço da gasolina, concorrente do biocombustível, na esteira das baixas acentuadas nas cotações do petróleo.

Segundo a ministra, o governo também trabalha em mecanismos para financiamento de estoques de etanol, uma vez que as usinas do centro-sul estão iniciando a safra de cana.

Ela disse esperar que as medidas para o setor de etanol possam ser definidas ainda nesta semana. (Reuters)

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Recuperação da demanda por petróleo pode levar alguns anos

No próximo ano, o uso global de combustíveis deve ficar 2,5% abaixo dos níveis de 2019, em grande parte por causa da “terrível situação do setor de aviação”

Petrobras eleva gasolina em 4% a partir de quarta-feira; diesel não tem reajuste

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Petrobras (SA:PETR4) elevará os preços da…

Recuperação do petróleo em risco com temores da demanda global

Os preços do petróleo bruto se recuperavam de forma pouco convincente na quarta-feira (9), após serem atingidos na terça-feira por preocupações sobre o enfraquecimento da demanda global.

Petrobras eleva diesel em 5% e gasolina em 6% a partir de sexta-feira

A Petrobras informou nesta quinta-feira que vai aumentar os preços médios do diesel em 5% e os da gasolina em 6% em suas refinarias, a partir de sexta-feira.