Governo decide reduzir a mistura de biodiesel para 10% no último bimestre

BiodieselBR – No final do dia de hoje o setor foi supreendido com a informação de que o governo federal tinha tomado a decisão de reduzir a mistura de biodiesel para 10% nos meses de novembro e dezembro de 2021.

Os representantes de usinas e associações do setor produtivo foram informados por membros do Ministério de Minas e Energia que a decisão já estava tomada, mas ainda não estava formalizada. O motivo da redução seria o preço do biodiesel e seu consequente impacto no preço do diesel e na inflação.

A redução acontece no bimestre seguinte ao aumento da mistura. O ano de 2021 começou com o B12, depois ficou um bimestre com B13, seguindo a previsão legal, depois o governo Bolsonaro reduziu para B10 a mistura por dois bimestre alegando a questão do preço. Então para o 5º bimestre do ano a mistura foi elevada para B12 e agora será novamente reduzida para B10.

A decisão do governo deve ser formalizada nas próximas semanas pelo CNPE, em tempo do edital para o próximo leilão de biodiesel que deve sair até o dia 10 de setembro.

IBP critica mudanças regulatórias na venda de combustíveis

Representante das grandes distribuidoras de combustíveis, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) se posicionou a favor da manutenção do atual modelo de funcionamento do mercado de revenda de derivados de petróleo.

Estes são os postos de combustíveis populares e preferidos por brasileiros

Os postos de combustível Petrobras BR, Ipiranga e Shell são as marcas com maior índice de popularidade entre os brasileiros, é o que aponta um estudo realizado pela empresa de pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score) SoluCX: as marcas foram citadas por 73,2%, 72,8% e 69,1% dos respondentes da pesquisa, respectivamente.

Guerra política no Brasil e economia mundial devem manter preço da gasolina nas alturas

Economistas dizem que toda vez que o discurso golpista avança, desconfiança cresce e dólar sobe, elevando o preço dos combustíveis. Motoristas de aplicativo dizem que serviço já não compensa diante dos custos.