Irã espera atrair US $ 145 bilhões em investimentos em petróleo

O Irã está traçando planos para atrair até US $ 145 bilhões em investimentos domésticos e estrangeiros em sua indústria de petróleo nos próximos oito anos, disse o ministro do Petróleo iraniano, Javad Owji, na terça-feira.

“Planejamos investir US $ 145 bilhões no desenvolvimento da indústria de petróleo upstream e downstream nos próximos quatro a oito anos, portanto, saúdo a presença de investidores nacionais e estrangeiros na indústria”, disse Owji, o novo ministro do petróleo, durante um reunião com executivos da gigante petrolífera chinesa Sinopec, realizada pelo serviço de notícias do ministério do petróleo iraniano Shana .

O Irã também está trabalhando para aumentar a cooperação com empresas chinesas, acrescentou o ministro.

No início deste mês, Owji se reuniu com um alto funcionário da China National Petroleum Corporation (CNPC) em Teerã para discutir a cooperação e a expansão das relações bilaterais.

O novo presidente e governo iranianos continuam a trabalhar em laços estreitos com a China, que foram forjados durante o governo anterior.

A China é o maior parceiro comercial do Irã e um dos poucos países que ainda importa algum petróleo bruto do Irã, apesar das sanções dos EUA contra as exportações de petróleo da República Islâmica e a indústria de petróleo.

A China sempre disse que se opõe às sanções “unilaterais” dos EUA contra os produtores de petróleo e continua a comprar petróleo, especialmente do Irã. As vendas de petróleo do Irã para a China continuam sendo a principal fonte de receita remanescente para a República Islâmica. A China é o principal cliente de petróleo bruto do Irã e, na verdade, o único cliente que atualmente ousa contornar as sanções americanas existentes sobre as exportações de petróleo iraniano.

O Irã agora está procurando aumentar a produção de petróleo de todos os campos em seu enorme cluster West Karoun, potencialmente adicionando 1 milhão de barris por dia (bpd) à sua produção.

Em julho, a República Islâmica também abriu oficialmente seu novo terminal de exportação de petróleo – o Terminal de Petróleo Jask no Mar de Omã, fora do Estreito de Ormuz – construído para permitir que o Irã embarque petróleo bruto sem a necessidade de petroleiros viajando através do petróleo mais estratégico do mundo ponto de estrangulamento.

Petróleo fecha em alta, apoiado por queda nos estoques dos EUA

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 20. Apesar de abrirem em baixa com a previsão de aumento nos estoques do óleo dos Estados Unidos, os ativos operaram em geral no positivo e ganharam força quando o resultado foi de queda nos estoques.

Produção de etanol nos EUA sobe 6,2% na semana, para 1,096 milhão de barris/dia

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,096 milhão de barris por dia na semana encerrada em 15 de outubro.

Iraque: o petróleo pode chegar a US $ 100 no próximo ano

Os preços do petróleo podem chegar a US $ 100 o barril durante o primeiro semestre de 2022 em meio a baixos estoques comerciais globais, disse o ministro do Petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar Ismaael , na quarta-feira, conforme publicado pela Reuters.