Líbia precisa de aumento de 40% na produção de petróleo para iniciar recuperação econômica

A Líbia terá que aumentar em 40 por cento sua produção de petróleo – sua maior e quase exclusiva fonte de receita externa – no próximo ano para fazer frente às despesas e começar a restaurar a economia prejudicada por 10 anos de guerra civil, disse o governador do Banco Central, Sadiq Al-Kabir. Bloomberg em entrevista publicada na segunda-feira.

“É claro que é imperativo que as taxas de produção em 2022 aumentem”, disse Al-Kabir sobre a produção de petróleo da Líbia, que atualmente é de cerca de 1,3 milhão de barris por dia (bpd).

De acordo com o governador do banco central, o membro da OPEP atualmente isento dos cortes da OPEP + deve aumentar sua produção de petróleo para 1,8 milhão de bpd em 2022.

Esses níveis de produção, se estáveis, podem gerar US $ 35 bilhões em receitas de petróleo para a Líbia em 2022 se os preços do petróleo ficarem em torno de US $ 60 o barril, disse Al-Kabir à Bloomberg.

Este ano, em meio a uma produção de petróleo relativamente estável (até agora), a Líbia pode gerar US $ 25 bilhões em receitas do petróleo, disse o governador do banco central. Isso seria uma grande melhoria em relação aos US $ 3,6 bilhões que o país recebeu em 2020, quando suas exportações de petróleo ficaram fora do ar por oito meses devido ao bloqueio de seus terminais de exportação de petróleo.

A Líbia, no entanto, pode ter dificuldade em aumentar tanto sua produção de petróleo.

O país pode aumentar sua produção de petróleo para 1,6 milhão de bpd até meados de 2022 se a indústria tiver o financiamento necessário, disse o ministro do Petróleo da Líbia, Mohamed Oun, à agência de notícias italiana Agenzia Nova em entrevista publicada no mês passado.

Mas a falta de fundos para restauração e manutenção da infra-estrutura de petróleo, bem como um conflito fermentando entre o ministro e o presidente de longa data da National Oil Corporation (NOC), Mustafa Sanalla, poderia dificultar as tentativas da Líbia de aumentar a produção para 1,6- nível de um milhão de bpd que bombeado pela última vez sob Muammar Gaddafi mais de 10 anos atrás.

Oun recomendou ao governo de unidade nacional que substitua Sanalla em uma reorganização do conselho, relatou Argus na semana passada, citando uma fonte líbia.

Petróleo fecha em alta, apoiado por queda nos estoques dos EUA

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 20. Apesar de abrirem em baixa com a previsão de aumento nos estoques do óleo dos Estados Unidos, os ativos operaram em geral no positivo e ganharam força quando o resultado foi de queda nos estoques.

Produção de etanol nos EUA sobe 6,2% na semana, para 1,096 milhão de barris/dia

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,096 milhão de barris por dia na semana encerrada em 15 de outubro.

Iraque: o petróleo pode chegar a US $ 100 no próximo ano

Os preços do petróleo podem chegar a US $ 100 o barril durante o primeiro semestre de 2022 em meio a baixos estoques comerciais globais, disse o ministro do Petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar Ismaael , na quarta-feira, conforme publicado pela Reuters.