Novo Ministro do Petróleo do Irã discute desenvolvimentos do petróleo com o CNPC da China

O novo ministro do Petróleo do Irã, Javad Owji, se reuniu na quinta-feira com um alto funcionário da China National Petroleum Corporation (CNPC) em Teerã para discutir a cooperação e a expansão das relações bilaterais.

Owji reuniu-se hoje com Libin Zhang, o vice-chefe da divisão de Oriente Médio da CNPC, para falar sobre o reforço da cooperação, a mídia iraniana relatar .

A CNPC desenvolveu o campo petrolífero de North Azadegan no Irã, que está localizado ao longo da fronteira com o Iraque.

O novo presidente e governo iranianos continuam a trabalhar em laços estreitos com a China, que foram forjados durante o governo anterior. A China é o maior parceiro comercial do Irã e um dos poucos países que ainda importa algum petróleo bruto do Irã, apesar das sanções dos EUA contra as exportações de petróleo da República Islâmica e a indústria de petróleo.

A China sempre disse que se opõe às sanções “unilaterais” dos EUA contra os produtores de petróleo e continua a comprar petróleo, especialmente do Irã. As vendas de petróleo do Irã para a China continuam sendo a principal fonte de receita remanescente para a República Islâmica. A China é o principal cliente de petróleo bruto do Irã e, na verdade, o único cliente que atualmente ousa contornar as sanções americanas existentes sobre as exportações de petróleo iraniano.

Em março deste ano, a China e o Irã declararam oficialmente que aumentariam sua cooperação política e energética como parte de um acordo de parceria estratégica de 25 anos . O Irã e a China assinaram um acordo de parceria estratégica para expandir as relações em áreas como energia, infraestrutura, indústria e tecnologia.

Os dois países também se comprometeram a aumentar a cooperação em combustíveis fósseis e energias alternativas, “segurança de demanda e abastecimento, bem como transferência e transporte de combustíveis fósseis e o lado chinês deve considerar financiamento e investimento em projetos up-and-downstream de energia As indústrias do Irã e do lado iraniano fornecerão as facilidades e o apoio necessários a esse respeito ”, disse Iran.

O novo presidente iraniano, Ebrahim Raisi, que assumiu o cargo no mês passado, também prometeu aumentar a cooperação entre o Irã e a China.

Petróleo fecha em alta, apoiado por queda nos estoques dos EUA

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 20. Apesar de abrirem em baixa com a previsão de aumento nos estoques do óleo dos Estados Unidos, os ativos operaram em geral no positivo e ganharam força quando o resultado foi de queda nos estoques.

Produção de etanol nos EUA sobe 6,2% na semana, para 1,096 milhão de barris/dia

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,096 milhão de barris por dia na semana encerrada em 15 de outubro.

Iraque: o petróleo pode chegar a US $ 100 no próximo ano

Os preços do petróleo podem chegar a US $ 100 o barril durante o primeiro semestre de 2022 em meio a baixos estoques comerciais globais, disse o ministro do Petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar Ismaael , na quarta-feira, conforme publicado pela Reuters.