O petróleo sobe apesar dos pequenos cortes de estoque

O American Petroleum Institute (API) na terça-feira relatou uma redução nos estoques de petróleo bruto de 816.000 barris para a semana encerrada em 6 de agosto, elevando o total de extração de petróleo bruto de 2021 até agora para quase 56 milhões de barris, usando dados da API.

Os analistas esperavam uma perda de 1,050 milhão de barris na semana.

Na semana anterior, o API relatou um empate nos estoques de petróleo de  879.000 barris – um número muito menor do que os quase 3 milhões de barris que os analistas previram.

O preço do barril WTI havia subido na terça-feira, após uma segunda-feira brutal, enquanto os temores do efeito da variante Delta sobre a demanda de petróleo na Ásia e nos Estados Unidos diminuíram.

O WTI ganhou mais de 3% na tarde de terça-feira, antes da divulgação dos dados.

Às 16h03 EST, o  WTI  estava sendo negociado a $ 68,48 – um ganho de $ 2 por barril no dia, mas ainda uma perda de $ 2 em relação à semana passada. O  petróleo Brent estava sendo negociado com alta de 2,51% no dia, a $ 70,77 – também com queda de quase $ 2 por barril na semana.

Enquanto os estoques de petróleo bruto dos EUA continuam caindo, a produção de petróleo dos EUA manteve-se em uma quilha bastante estável, que subiu de 11 milhões de bpd no início do ano para 11,2 milhões de bpd agora, onde se encontra pela segunda semana consecutiva.

O API relatou um empate nos estoques de gasolina de  1,114 milhão de barris  para a semana encerrada em 6 de agosto – em comparação com o empate de 5,751 milhões de barris da semana anterior.

Os estoques de destilados viram um aumento nos estoques esta semana de 673.000 barris  na semana, quase compensando a queda de 717.000 barris da semana passada.

Os estoques de Cushing caíram esta semana em  413.000 barris, após o aumento de 659.000 barris na semana passada.

Petróleo fecha em alta com foco em restrição de oferta, apesar de dólar forte

O petróleo fechou em alta nesta terça-feira, 26, com o foco dos investidores voltado para a crise energética que tem elevado o preço do barril recentemente. A demanda pela commodity aumentou com a reabertura econômica e também devido à escassez de gás natural no mercado. No entanto, a oferta não tem sido capaz de compensar a maior procura.

Caminhoneiros protestam em rodovia no Pará contra reajustes do diesel

Caminhoneiros bloquearam parcialmente a rodovia BR-316, na região metropolitana de Belém, na manhã desta terça-feira (26). Dentre as reivindicações dos manifestantes, está a política de preços do óleo diesel no país.

Gestores de dinheiro estão jogando seu peso por trás da alta do preço do petróleo

A perspectiva de o petróleo Brent chegar a US $ 90 por barril está se tornando cada vez mais realista, e o West Texas Intermediate ontem atingiu o nível mais alto desde 2014. Isso está alimentando um forte sentimento de alta no mercado de petróleo.