O petróleo sobe para novas máximas de vários anos

  • Os preços do petróleo subiram na manhã de segunda-feira, estendendo os ganhos de sexta-feira e atingindo novos máximos de vários anos
  • “O cumprimento excessivo da OPEP + nos cortes de produção tem ajudado o fornecimento de petróleo bruto a permanecer apertado”,

Os preços do petróleo subiram na manhã de segunda-feira, estendendo os ganhos de sexta-feira e atingindo novos máximos de vários anos, enquanto a crise de energia na Europa e na Ásia continua a iluminar as perspectivas de produtos petrolíferos para substituir o gás natural e carvão de preço recorde.

A partir das 3h20 EDT de segunda-feira, o contrato do WTI Crude subiu 1,11% para $ 83,19. No início da sessão, o WTI Crude atingiu o nível mais alto desde outubro de 2014, a $ 83,73.

O benchmark internacional, o Brent Crude , foi negociado a US $ 85,46, alta de 0,73%. No início da segunda-feira, o Brent havia saltado brevemente acima de US $ 86 por barril, a US $ 86,04, que foi o preço mais alto desde outubro de 2018.

O petróleo estendeu os ganhos de sexta-feira, que encerrou o oitavo ganho semanal consecutivo para o WTI Crude – a mais longa sequência de vitórias semanais desde 2015 . Na sexta-feira, o Brent atingiu brevemente US $ 85 o barril, já que os mercados de energia continuam a se contrair antes do inverno.

A alta continuou na manhã de segunda-feira com a expectativa de maior demanda por derivados de petróleo, como óleo combustível e diesel, para substituir o gás natural para geração de energia em meio a preços recordes do gás na Europa e na Ásia.

“À medida que a crise de energia decorrente da severa escassez de gás natural na Europa e uma crise de carvão na China entra em sua quarta semana, as preocupações sobre uma escassez no fornecimento de petróleo para substituição de combustível estão crescendo”, disse Vanda Insights em uma nota na manhã de segunda-feira.

Brent atingiu brevemente US $ 86 o barril “devido a um mercado físico apertado”, disseram os estrategistas do ING Warren Patterson e Wenyu Yao na segunda-feira.

“O cumprimento excessivo da OPEP + nos cortes de produção tem ajudado o fornecimento de petróleo bruto a permanecer apertado”, disseram os estrategistas, observando que os dados da Bloomberg mostraram que o grupo bombeou no mês passado cerca de 740.000 bpd de petróleo abaixo do limite de produção acordado.

A recuperação na segunda-feira foi coroada por alguns dados pessimistas da China, mostrando o menor rendimento diário da refinaria em 16 meses, em meio a uma crise de energia e escassez de matéria-prima, e um crescimento econômico abaixo do esperado no terceiro trimestre.

Produção de etanol anidro cresce 22,3% no Nordeste, diz NovaBio

Com a safra 2021/22 em andamento, dados compilados pela Associação dos Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) sinalizam que a moagem de cana no Norte-Nordeste atingiu 28,67 milhões de toneladas no acumulado até 15 de novembro.

Valor do petróleo cai 2% e Petrobras ganha espaço para cortar preços no Brasil

O preço do barril de petróleo tipo brent atingiu os US$ 67,44 nesta quinta-feira, 2, o que representa uma queda de 2,08% em relação aos valores praticados na data anterior.

Abastecer com GNV rende quase o dobro que gasolina e etanol, aponta Abegás

Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) mostra que, atualmente, o Gás Natural Veicular (GNV) tem rendido quase o dobro da gasolina e do etanol.