O painel A Opep e seus aliados liderados pela Rússia, um grupo conhecido como Opep+, deveriam aumentar a produção em 2 milhões de barris por dia em janeiro como parte de um gradual alívio em suas restrições  (Imagem: REUTERS/Leonhard Foeger)

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados começaram nesta segunda-feira reuniões que avaliarão possíveis ações adicionais para apoiar o mercado de petróleo em 2021, uma vez que a segunda onda do coronavírus tem pesado sobre a demanda e os preços.

A Opep e seus aliados liderados pela Rússia, um grupo conhecido como Opep+, deveriam aumentar a produção em 2 milhões de barris por dia em janeiro como parte de um gradual alívio em suas restrições recorde de oferta.

Mas, com os preços enfraquecendo, a Opep+ está avaliando postergar o aumento de oferta ou até mesmo ampliar os cortes.

Uma opção que tem ganho apoio entre a Opep+ é manter os atuais cortes de oferta de 7,7 milhões de bpd por mais três ou seis meses, disseram fontes da Opep+, ao invés de reduzir os cortes para 5,7 milhões de bpd a partir de janeiro como atualmente previsto.

“A discussão sobre isso é possível”, disse uma fonte da Opep, citando “fraqueza na demanda e a produção em alta na Líbia”.

Dois comitês da Opep+ terão encontros virtuais nesta semana. O Comitê Técnico Conjunto se reúne nesta segunda-feira, enquanto o Comitê Ministerial de Monitoramento Conjunto, que pode recomendar políticas para a Opep+, se reúne na terça-feira.

A Argélia, que está com a presidência rotativa da Opep, apoia a prorrogação dos cortes atuais, enquanto a Arábia Saudita disse que o acordo da Opep+ poderia ser “ajustado” se necessário.

Fonte: Reuters

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Opep acentua projeção de queda para demanda global de petróleo em 2020

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) acentuou hoje sua projeção para a queda da demanda global pela commodity este ano para 9,07 milhões de barris por dia (bpd).

Petróleo fecha no maior valor desde março com dólar fraco

Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta terça-feira, 15, impulsionados…

Preços do petróleo sobem após Trump assinar pacote de auxílio

Os preços do petróleo avançavam nesta segunda-feira, com o barril do Brent,…