Os preços do petróleo estão cambaleando desde que a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) chegaram a um acordo que resolveu seu impasse de quase duas semanas sobre os níveis de produção. Sob o acordo, os Emirados Árabes Unidos verão seu nível de produção da linha de base elevado para 3,65 milhões a partir da linha de base atual em torno de 3,17 milhões de bpd quando o pacto atual expirar em abril de 2022.

Infelizmente, esse acordo nebuloso pode representar um risco, de acordo com o chefe de óleo e gás da Fitch.

“ Há o risco de que isso possa abrir a porta para outros países pedirem seus próprios aumentos ” , Joseph Gatdula disse ao Energy Voice na sexta-feira.

O petróleo está sendo vendido, com o WTI caindo abaixo de US $ 70 por barril pela primeira vez em semanas, graças a um golpe duplo de oferta adicional da OPEP chegando aos mercados e dados de estoque de combustível desfavoráveis. A Energy Information Administration (EIA) foi relatada ainda uma outra construção considerável estoques de petróleo bruto em gasolina e destilados médios, em 1 milhão de barris e 3,7 milhões de barris, respectivamente.

Os mercados parecem assustados, com gráficos de futuros de petróleo em retrocesso profundo; na verdade, os preços do petróleo para entrega em dezembro de 2021 estão atualmente sendo negociados a um prêmio de US $ 7 / bbl em relação ao petróleo para entrega em dezembro de 2022, o maior spread já registrado. 

Apesar da última onda de volatilidade nos mercados de petróleo, continuamos bastante otimistas quanto às perspectivas de médio prazo. Aqui estão alguns estoques de petróleo e gás que superaram o setor por uma margem significativa.

# 1. Ovintiv

       Capitalização de mercado: $ 6,8 bilhões

       Rendimento de dividendos: 1,44%

       Retornos YTD: 81,7%

Um nome frequentemente fora do radar, Ovintiv Inc. (NYSE: OVV) , com sede em Denver, Colorado, tem visto perspectivas positivas inegáveis. Ovintiv, junto com suas subsidiárias, se dedica à exploração, desenvolvimento, produção e comercialização de gás natural, petróleo e líquidos de gás natural. Ela opera por meio de operações nos EUA, operações canadenses e segmentos de otimização de mercado.

O OVV subiu para uma alta de dois anos depois que o CitiGroup elevou as ações para Buy from Neutral com uma meta de preço de $ 43, citando o balanço patrimonial melhorado da empresa e os índices de alavancagem, incluindo a provável realização de sua meta de dívida de $ 4,5 bilhões até o final do ano de 2021.

Embora as ações da OVV tenham subido 119,2% no acumulado do ano, o Citi espera uma alta adicional graças aos preços mais altos do petróleo e vê a empresa com um fluxo de caixa livre atraente em sua plataforma de preços atualizada.

As ações OVV parecem ideais para investidores que buscam exposição E&P de capitalização média, sem ir muito além na curva de risco.

# 2. Petróleo e Gás do Norte

       Capitalização de mercado: $ 1,0B

       Rendimento de Dividendo: N / A

       Retornos YTD: 80,9%

A Northern Oil and Gas Inc. (NYSE: NOG) tem um modus operandi único, pois investe em propriedades produtoras de petróleo, atuando como parceiro financeiro de nomes de exploração e produção. A empresa tem mais de 6.000 poços de produção bruta, principalmente em Bakken.

A impressionante recuperação da NOG remonta a setembro, depois que ela anunciou que concordou em adquirir sua primeira participação não operacional na Bacia do Delaware em um negócio de $ 12M. Essa notícia dificilmente teria despertado a atenção se o comprador fosse um Exxon ou um Chevron. O fato de uma empresa em dificuldades financeiras com mais de um bilhão de dólares em dívidas de longo prazo e uma alta relação dívida / patrimônio ter feito um movimento tão ousado ainda no meio da crise significa que a NOG realmente acreditava que uma recuperação do preço do petróleo permaneceu firme nas cartas, caso em que sua última compra poderia acabar sendo uma grande pechincha. Além disso, a NOG aumentou sua orientação de produção.

Além disso, a recente aquisição da Marcellus Shale pela NOG deve retornar um rendimento médio de 18% FCF sobre o investimento, fazendo com que as ações pareçam profundamente desvalorizadas, apesar da recente corrida.

Em fevereiro, a Northern Oil and Gas anunciou que adquiriu a participação não operada da Reliance Marcellus LLC nos ativos de gás natural da Appalachia. De acordo com a empresa , a aquisição irá gerar ~ $ 125 milhões de fluxo de caixa livre nos próximos quatro anos com um rendimento médio de 18% do FCF sobre o investimento. 

# 3. Óleo de maratona

       Capitalização de mercado: $ 9,3 bilhões

       Rendimento de Dividendo (Fwd): 1,36%

       Retornos YTD: 76,2%

A gigante refinadora de petróleo Marathon Oil (NYSE: MRO) é uma das ações mais populares no aplicativo de negociação de ações Robinhood – e por um bom motivo.

As empresas de serviços de campo de petróleo e refinadores de petróleo têm encenado uma recuperação impressionante depois de serem atingidas pela crise de energia do ano passado. De fato, a administração da Marathon Oil está confiante o suficiente sobre as perspectivas da empresa, que recentemente restabeleceu o dividendo após suspendê-lo em junho, embora a uma taxa inferior de 3 centavos por ação em comparação com 5 centavos antes do cancelamento. Esse dividendo modesto é bom para um rendimento futuro de 1,36%.

De acordo com a administração da empresa, o MRO torna-se um fluxo de caixa positivo ao preço do petróleo em torno de $ 35 / barril, o que significa que o nível atual de WTI de $ 61,50 é um bom colchão.

Apesar da alta, a MRO ainda está sendo negociada consideravelmente abaixo dos níveis de 2018.

O óleo de maratona parece uma boa aposta devido ao seu balanço patrimonial relativamente forte, incluindo uma linha de crédito inexplorada de US $ 3 bilhões.

# 4. Devon Energy

      Capitalização de mercado: $ 17,5B

      Rendimento de Dividendo (Fwd): 1,71%

      Retornos YTD: 63,1%

Alguns meses atrás, o analista do BofA Doug Leggate projetou que muitas ações de petróleo e gás terão uma alta significativa em 2021 se os preços do Brent conseguirem subir para US $ 55 por barril ou mais. Com os preços do Brent agora na casa dos US $ 70 por barril, muitos perfuradores de xisto estão em casa e secos.

O BofA tem uma classificação de sobreponderação no setor de energia e aconselhou os investidores a se concentrarem em empresas petrolíferas com potencial para aumentar seus fluxos de caixa livres por meio de consolidações ou outras medidas de redução de custos, nomeando Devon Energy (NYSE: DVN), Pioneer Natural Resources (NYSE: PXD) e Recursos EOG (NYSE: EOG). 

Acontece que o BofA estava certo sobre o dinheiro, com as ações da DVN subindo graças aos fortes lucros e à contínua disciplina de custos, incluindo uma estrutura de dividendos variáveis.

A Devon reportou lucros melhores do que o esperado no primeiro trimestre , com o lucro por ação GAAP de $ 0,32 batendo por $ 0,10, marcando a oitava batida em 10 trimestres, embora a receita de $ 1,76 bilhões (-15,8% A / A) tenha perdido $ 270 milhões. O caixa das operações antes das mudanças no capital de giro atingiu $ 719 milhões contra o consenso de $ 700,9 milhões, enquanto o fluxo de caixa livre de $ 260 milhões superou o consenso de $ 206,2 milhões.

Mas o que deixou os investidores particularmente entusiasmados com essa empresa foi sua contínua disciplina de capital.

” É importante reiterar que não temos intenção de alocar capital para projetos de crescimento até que os fundamentos do lado da demanda se recuperem e se torne evidente que a capacidade sobressalente de petróleo da OPEP + é efetivamente absorvida pelos mercados mundiais “, declarou o CEO Richard Muncrief durante a teleconferência de resultados da empresa .

Devon adotou uma estrutura de dividendo variável, algo que caiu bem em Wall Street.

A Devon pagou um dividendo regular de $ 0,11 / ação e um dividendo variável de $ 0,24 / ação durante o trimestre, o que implica um rendimento anualizado de 5,5%. Além disso, a empresa previu um rendimento de dividendos de mais de 7% para 2021 se as tendências atuais se mantiverem, ilustrando seu compromisso de retornar mais capital aos acionistas na forma de dividendos sempre que os fluxos de caixa permitirem.

Alguns analistas de Wall Street apontaram para o potencial da DVN em apresentar um rendimento de dividendos de até 8% no final do ano.

Raymond James recentemente atualizou as ações da DVN para compra forte da Outperform com uma meta de preço de $ 40 após ” conduzir um mergulho profundo ” nos resultados recentes de poços da Devon e atualizar sua perspectiva de fluxo de caixa livre. Isso representa 37% de aumento de participação em relação ao preço atual.

Outra atração importante: apesar da alta, as ações da DVN continuam relativamente baratas.

# 5. EQT Corporation

       Valor de mercado:

       Rendimento de Dividendo: N / A

       Retornos YTD: 49,1%

EQT Corp. (NYSE: EQT), sediada na Pensilvânia, é uma empresa de gás natural puro com aproximadamente 19,8 trilhões de pés cúbicos de gás natural comprovado, NGLs e reservas de petróleo bruto em aproximadamente 1,8 milhões de acres brutos. 

A EQT não está mais em modo de crescimento e considera as aquisições como seu segundo ato em uma tentativa de ganhar economias de escala e ajudá-la a devolver capital aos acionistas, embora sua fusão de alto perfil com a CNX Resources (NYSE: CNX) tenha falhado.

A EQT também está considerando um caminho para o status líquido zero , começando pela substituição de equipamentos que funcionam com combustíveis fósseis por dispositivos movidos a eletricidade, bem como usando sensores em tempo real e outras tecnologias em uma tentativa de reduzir o tempo de perfuração e energia. As ações ESG no setor de combustíveis fósseis tendem a cair bem para os investidores.

A EQT continua a ser líder no uso de tecnologia de perfuração horizontal avançada, projetada para minimizar o impacto potencial das atividades relacionadas à perfuração e reduzir a pegada ambiental geral.

# 6. ExxonMobil

      Capitalização de mercado: $ 242,7 bilhões

      Rendimento de Dividendo (Fwd): 6,07%

     Retorno acumulado no ano: 39,1% A maior empresa integrada de petróleo e gás dos Estados Unidos, a ExxonMobil Corp. (NYSE: XOM), também é uma das líderes aristocratas de dividendos no setor de energia.

A Exxon Mobil Corp foi indicada para a lista ” SAFE 25 ” do Dividend Channel , significando uma ação com estatísticas ” DividendRank ” acima da média, incluindo um forte rendimento futuro de 5,52%, bem como um excelente histórico de pelo menos dois décadas de crescimento de dividendos.

No último trimestre, a Exxon relatou que as margens de combustível da indústria melhoraram consideravelmente em relação ao quarto trimestre, mas ainda permanecem abaixo das mínimas de 10 anos devido aos altos níveis de estoque de produtos, bem como ao excesso de oferta do mercado.

A melhor parte: o fluxo de caixa das atividades operacionais atingiu US $ 9,3 bilhões, conseguindo financiar totalmente os dividendos e despesas de capital, bem como pagar dívidas em mais de US $ 4 bilhões.

# 7. ConocoPhillips

       Capitalização de mercado: $ 74,9 bilhões

       Rendimento de dividendos:

       Retornos YTD: 38,8%

No ano passado, a produtora de xisto com sede em Houston, Texas, ConocoPhillips (NYSE: COP), ganhou elogios depois de anunciar alguns dos mais profundos cortes de produção em um momento em que muitas empresas de xisto relutavam em reduzir a produção e abrir mão de participação no mercado. A empresa reduziu sua produção na América do Norte em quase 500.000 bpd, marcando um dos maiores cortes por um produtor americano. Este ano, a ConocoPhillips manteve a atividade de perfuração controlada e também controlou com firmeza as despesas de capital.

E essas medidas de austeridade agora estão dando resultado.

A Conoco se tornou a primeira grande produtora independente de petróleo dos Estados Unidos a retomar seu programa de recompra de ações, após suspendê-lo durante a crise do petróleo do ano passado.

A Conoco diz que retomou as recompras de ações a uma taxa anualizada de US $ 1,5 bilhão e também planeja vender sua participação na Cenovus Energy (NYSE: CVE) no trimestre atual e concluir as vendas até o final do ano de 2022. Receitas da venda – avaliado em ~ $ 2 bilhões – será usado para financiar recompras de ações.

As ações da COP estão se recuperando novamente depois que o Bank of America elevou as ações para Buy from Neutral com uma meta de preço de US $ 67, chamando a empresa de “caixa eletrônico” com potencial para retornos acelerados.

De acordo com Doug Leggate, analista do BofA, a Conoco parece ” posicionada para acelerar os retornos de caixa em um ritmo mais rápido e mais significativo do que qualquer grande empresa de E&P ou petróleo”. 

As ações da Leggate COP recuaram para níveis mais atraentes, ” mas com uma perspectiva macro diferente de quando o petróleo [Brent] atingiu o pico próximo a US $ 70. ”

Mas o melhor de tudo é que o analista do BofA acredita que a COP está altamente exposta a uma recuperação de petróleo de longo prazo.

Mas o BofA não é o único apostador de Wall Street que está falando muito sobre o COP.

Em uma nota aos clientes , Raymond James diz que o preço das ações da ConocoPhillips está subestimando a enxurrada de dinheiro que a empresa de petróleo e gás está prestes a gerar.

As notas de alta parecem bem merecidas. Com o preço WTI acima dos 60, a ConocoPhillips não deve ter problemas para gerar grandes quantidades de fluxos de caixa livres, dado o nível de equilíbrio do fluxo de caixa da empresa de menos de $ 30 / bbl.

Por Alex Kimani para Oilprice.com

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Preços da gasolina e do diesel recuam nos postos nesta semana, diz ANP

Valor médio do litro da gasolina para o consumidor recuou 0,35%, a R$ 4,515. Já o preço do diesel teve queda de 1,17%no período, para R$ 3,618.

[Cepea] Preços mensais do etanol seguem praticamente estáveis nas usinas em julho

De acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada…

Petrobras aumenta em R$ 0,1469 o preço do litro da gasolina, diz fonte; ações sobem

A Petrobras vai aumentar em R$ 0,1469, na média, o preço do litro da gasolina a partir de terça-feira (19/01) nas refinarias, disse uma fonte. O preço do diesel, por sua vez, segue inalterado.