A Petrobras (PETR3;PETR4) informou nesta segunda-feira, 16, que está aumentando a oferta ao mercado de diesel S-10, com baixo teor de enxofre, em linha com a estratégia de produzir combustíveis mais sustentáveis. Em nota, a empresa diz que a venda do produto corresponde à metade das vendas totais de diesel da companhia, um crescimento de 131% nos últimos três anos (outubro de 2017 a outubro de 2020).

Em outubro, informa a estatal, a produção do diesel S-10 bateu recorde pelo quinto mês consecutivo e o volume vendido alcançou a marca de 2,01 milhões de m³, enquanto as vendas totais de diesel ficaram na ordem de 4,0 milhões m³. Além de corresponder ao aumento da demanda por derivados de baixo teor de enxofre, os números refletem,segundo a empresa, os esforços para ampliar a oferta do produto menos poluente, em substituição ao diesel S-500.

Para a diretora de Refino e Gás da Petrobras, Anelise Lara, a empresa está ampliação da produção do Diesel S-10, que tem dez partes por milhão de enxofre, em detrimento do Diesel S-500.

“Esse movimento está em linha com nossa busca constante por produtos mais eficientes e com menos impacto ambiental. Investimos em transformação digital e inovações nas nossas unidades de refino para atuarmos com mais competitividade e entregando produtos de melhor qualidade”, destaca na nota.

A empresa destaca que o aumento da produção de diesel S-10 é resultado das ações de otimização de processo das refinarias e do uso de tecnologias associadas à Inteligência Artificial, como o Digital Twins (gêmeos digitais), que tem contribuído para melhoria do planejamento e para a tomada de decisão nas operações.

“Por meio de uma representação rigorosa e integrada dos processos de uma refinaria, são utilizados simuladores que permitem explorar as condições operacionais ideais que levam à máxima rentabilidade dos ativos, permitindo otimizar a produção em tempo real”, diz a estatal.

A Petrobras diz que no último trimestre, a companhia aumentou a capacidade de entrega de diesel S-10 nos mercados de São Paulo e do Centro-Oeste e realizou uma operação pioneira de envio até a base de Brasília do Oleoduto São Paulo – Brasília (Osbra).

Autor/Veículo: Agência Estado

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Em primeira queda desde maio, vendas de etanol recuam em novembro

As vendas de etanol hidratado (que abastece diretamente os tanques) das distribuidoras…

Em audiência com secretária renata isfer, setor de biodiesel assegura oferta para o B12

Representantes do setor de biodiesel estiveram no último dia 11, com a…

COVID faz venda de combustíveis despencar 35% no primeiro semestre

Sem levar filhos para escola, sem ir à academia e, muitas vezes, trabalhando dentro da própria casa, o tanque de combustível está durando mais.

Preços dos combustíveis interrompem sequência de queda e voltam a subir nos postos, diz ANP

Valor médio do litro da gasolina para o consumidor subiu 0,8%, para R$ 3,835.