Sede da Petrobras, localizada na Avenida Chile, no Centro do Rio de Janeiro, em imagem de arquivo — Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras

A Petrobras (PETR3; PETR4) sofreu uma derrota parcial em uma ação coletiva que corre na Holanda. Ainda em fase preliminar, a Corte Distrital de Roterdã decidiu que o processo deve continuar, e que a cláusula de arbitragem do estatuto social da companhia não impede que acionistas recorram à corte holandesa.

A ação coletiva foi iniciada em 2017 pela Stichting Petrobras Compensation Foundation. A fundação representa investidores que não participaram do acordo de encerramento da class action dos Estados Unidos.

“Com base nos fatos revelados pela Operação Lava Jato, a Fundação busca que a Corte declare que os réus agiram de maneira ilegal perante os investidores”, explica a Petrobras no comunicado desta quinta-feira (27).

A corte holandesa fez uma concessão à companhia, no entanto, ao excluir da ação os “investidores que já tenham iniciado arbitragem contra a Petrobras ou que sejam partes em processos judiciais nos quais tenha sido reconhecida de forma definitiva a aplicabilidade da cláusula de arbitragem.”

Veja o comunicado da Petrobras.

Petrobras by Marcio Juliboni

Fonte: Money Times

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

3Tentos e Basf fazem operação inédita de ‘barter’ com CBIOS

O mercado já está começando a encontrar outras coisas para fazer com os Créditos de Descarbonização (CBios) além de simplesmente vendê-los na B3. A fabricante de biodiesel 3Tentos e a Basf acabam de anunciar um esquema inédito de barter (troca) de insumos agrícolas por títulos do RenovaBio.

Estoque menor de etanol exigirá “calibragem” nos preços para tirar um pouco da competitividade

A gasolina correndo mais tempo, ou mesmo virando o ano, na faixa…

Braskem confirma produção de gasolina exigida pela ANP

A Braskem anunciou que já está pronta para atender à resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).