Foto: Ricardo Borges/FolhaPress

Petroleiros dos Estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo darão início na sexta-feira a uma greve para cobrança de direitos e contra “riscos de privatização” da Petrobras, informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP) nesta quinta-feira.

Além disso, também será retomado um movimento na Bahia, em oposição à venda de uma refinaria no Estado. A paralisação começou no último dia 18 de fevereiro, mas foi suspensa para retomada de negociações com a estatal –segundo a FUP, porém, as conversas não avançaram.

Conforme comunicado da federação, a greve foi aprovada por assembleias realizadas desde a semana passada pelos Sindicatos dos Petroleiros (Sindipetros) filiados à FUP. Em São Paulo, a adesão ocorrerá nas unidades de Mauá e Campinas.

“A greve também foi aprovada pelos trabalhadores da Unidade de Xisto do Paraná (SIX), que devem iniciar o movimento nos próximos dias, assim como na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco”, disse a FUP, acrescentando que em outras bases de Sindipetros as assembleias ainda estão em andamento.

Entre as pautas da greve, a federação menciona “jornadas exaustivas e multifunções no trabalho presencial e remoto” e “exposição à contaminação por Covid-19”, além da venda de ativos pela estatal, classificada como “privatização aos pedaços”.

Procurada, a Petrobras não respondeu de imediato a um pedido por comentários.

Autor/Veículo: Reuters

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

ANP: consumo de combustíveis leves cai 30% em abril

Dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) apontam houve uma retração de 30,2% no consumo de combustíveis.

Estudo do governo sobre pis/cofins na venda direta de etanol pelas usinas pode compensar distribuidoras

O tempo corre contra os produtores que defendem a venda direta de…

Abiove destaca biodiesel 20% mais barato frente a alta de 15% no diesel mineral

Após o encerramento do 77º Leilão de Biodiesel da ANP (L77), a…