O Texas produz mais petróleo e gás natural que qualquer outro Estado norte-americano (Imagem: Pixabay)

Os preços do petróleo saltaram 2% nesta sexta-feira, após três dias de perdas, impulsionados por uma tempestade em formação no Golfo do México, mas fecharam a semana em baixa, uma vez que investidores têm se preparado para um retorno do Irã ao mercado, após autoridades terem afirmado que o país e potências globais fizeram progresso em um acordo nuclear.

Os futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 1,33 dólar, ou 2%, a 66,44 dólares o barril, enquanto o petróleo dos Estados Unidos (WTI) encerrou a 63,54 dólares o barril, uma alta de 1,64 dólar, ou 2,65%.

Um sistema climático se formando sobre o oeste do Golfo do México tem 40% de chances de se tornar um ciclone nas próximas 48 horas, afirmou nesta sexta-feira o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

“Esta tempestade levou os operadores a comprarem petróleo antes do final de semana, em uma antecipação de um potencial fechamento de operações”, disse Phil Flynn, analista sênior no Price Futures Group, em Chicago.

→ Exclusivo: incorporadora com upside para pelo menos DOBRAR de valor entra no radar deste especialista. Acesse aqui

Os dois contratos caíram quase 3% na semana, após o presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmar que os Estados Unidos estariam prontos a retirar sanções sobre os setores de petróleo, bancário e naval do país islâmico.

O Irã e potências mundiais têm negociado desde abril sobre a retomada de um acordo de 2015, e um representante europeu que lidera as discussões afirmou na quarta-feira que estava confiante de que um acordo seria alcançado.

Fonte: Reuters

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Na contramão de concorrentes, Petrobras quer deixar 7º maior mercado de combustíveis.

A Petrobras deu mais um passo na quarta-feira (26) em sua estratégia de concentrar seus negócios na exploração e produção e petróleo e gás e em cinco refinarias do Sudeste.

Petrobras corta investimento e quer focar ainda mais no pré-sal

Revisão reflete as menores projeções de preço do petróleo após o início da pandemia

Etanol pode recuperar preços na fábrica, depois da alta da gasolina e petróleo renovando máximas

Com a gasolina 3% mais cara desde a quarta-feira na refinaria e…

Preço nos postos: Etanol cai nas usinas, mas valor para os consumidores sobe

Valor médio do combustível renovável é considerado favorável para os motoristas em quatro estados