Preço da Gasolina: Refit vai ao CADE contra RAÍZEN

Em meio à guerra aberta entre o presidente Jair Bolsonaro, governadores e Petrobras pelo preço do combustível, a refinaria Refit foi ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a Raízen, que controla a marca Shell. A decisão foi tomada depois de a distribuidora ter sido condenada duas vezes por ações anticompetitivas no mercado de distribuição de combustível.

Na ação, a Refit pede que o Cade abra novo processo para avaliar as medidas tomadas pela Raízen que, muito embora ter sido condenada pela primeira vez em 2015, não sofreu nenhuma penalidade justamente pelo tamanho de sua participação no mercado e um possível desabastecimento.

A Refit acusa a distribuidora de fidelizar 729 postos desde 2018, um aumento de 20% na base de postos que são obrigados a vender somente a sua marca – no momento, o governo e a ANP prometem justamente flexibilizar essas regras para aumentar a competição por preço.

A Refit cita a própria estratégia do governo para criticar a Raízen. “Em lugar de a mitigação da participação da Petrobras dar lugar à entrada de novos agentes ou ao fortalecimento das pressões competitivas no setor, a saída da estatal tem se apresentado simplesmente como mote para que agentes já dominantes consolidem seu poder de mercado ao ocuparem, sem qualquer controle, o espaço deixado pela Petrobras”, diz a representação.

Fonte: IDEA Online

Petróleo fecha em baixa, com dólar forte após dados dos EUA e Irã no radar

Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda, nesta sexta-feira, 12. A commodity chegou a subir logo no início do dia, mas não mostrou fôlego, com o movimento negativo reforçado após indicadores dos Estados Unidos fortalecerem o dólar. Além disso, a possibilidade de acordo nuclear com o Irã seguia no radar, com potencial para aumentar a oferta do óleo.

Petróleo encaminha ganhos acima de 3%, assegurando melhor marca das últimas três semanas

O preço do petróleo opera em queda nos momentos finais do pregão desta sexta-feira (12), com mercados menos preocupados com interrupções de fornecimento no Golfo do México e potencial de maior oferta vindo do Irã.

Os preços do petróleo caem à medida que as preocupações com a demanda persistem

Os preços do petróleo caíram na manhã de sexta-feira, apagando alguns ganhos, já que os traders continuam cautelosos em comprar o petróleo novamente.