Preços da gasolina nos EUA aumentam após o furacão Ida

Os preços da gasolina nos EUA subiram na segunda-feira em relação ao preço mais barato desde o início de julho visto durante o fim de semana, enquanto os refinadores de petróleo na Costa do Golfo começaram a avaliar os danos do furacão Ida, que estima-se que tenha fechado 13 por cento da capacidade de refino dos EUA.

Na terça-feira, 31 de agosto, a média do preço nacional do gás dos EUA subiu para US $ 3,159 o galão , ante US $ 3,151 por galão na segunda-feira, de acordo com estimativas da AAA.

Nove refinarias de petróleo estavam no caminho do furacão Ida, e quatro delas fecharam as operações antes da tempestade, disse a AAA na segunda-feira.

O furacão Ida atingiu a Louisiana neste fim de semana, deixando 1 milhão de clientes sem energia, incluindo refinarias na área da Costa do Golfo. Cerca de 95 por cento da produção de petróleo no Golfo do México dos EUA foi encerrada antes do furacão Ida, que passou pelo Golfo antes de atingir a Louisiana.

Embora os analistas esperem que a produção de petróleo e gás no Golfo do México seja restaurada gradualmente esta semana, as refinarias podem demorar mais para reiniciar as instalações, especialmente se os cortes de energia persistirem na Louisiana.

“Até que a energia seja restaurada, é muito cedo para saber o impacto total de qualquer dano que Ida tenha causado na indústria de petróleo e gás, mas os motoristas regionalmente podem esperar flutuações de preços que levem ao fim de semana do Dia do Trabalho”, disse Jeanette McGee, porta-voz da AAA. “Normalmente, uma tempestade de categoria 4 pode significar mais três semanas antes que as refinarias voltem às operações normais, enquanto a produção offshore é mais provável que seja retomada esta semana”, acrescentou McGee.

As concessionárias dizem que a avaliação completa dos danos às linhas de transmissão pode levar dias. Entergy disse na segunda-feira “Com base nos tempos históricos de restauração, os clientes no caminho direto de uma tempestade tão intensa como o furacão Ida podem sofrer interrupções por mais de três semanas”.

De acordo com o analista de petróleo da GasBuddy , Patrick De Haan, muitas refinarias na Louisiana dizem que é possível que as instalações demorem mais para reiniciar, e o maior problema é a energia. A refinaria de Garyville da Marathon Petroleum foi desativada, a refinaria de Baton Rouge da ExxonMobil não tem suprimento de nitrogênio para reiniciar, a refinaria da Alliance de Phillips 66 está fora de serviço esperando uma interrupção “prolongada” e as duas refinarias da Valero em Louisiana estão desligadas devido à falta de energia, disse De Haan na segunda-feira.

Petróleo fecha em alta com foco em restrição de oferta, apesar de dólar forte

O petróleo fechou em alta nesta terça-feira, 26, com o foco dos investidores voltado para a crise energética que tem elevado o preço do barril recentemente. A demanda pela commodity aumentou com a reabertura econômica e também devido à escassez de gás natural no mercado. No entanto, a oferta não tem sido capaz de compensar a maior procura.

Caminhoneiros protestam em rodovia no Pará contra reajustes do diesel

Caminhoneiros bloquearam parcialmente a rodovia BR-316, na região metropolitana de Belém, na manhã desta terça-feira (26). Dentre as reivindicações dos manifestantes, está a política de preços do óleo diesel no país.

Gestores de dinheiro estão jogando seu peso por trás da alta do preço do petróleo

A perspectiva de o petróleo Brent chegar a US $ 90 por barril está se tornando cada vez mais realista, e o West Texas Intermediate ontem atingiu o nível mais alto desde 2014. Isso está alimentando um forte sentimento de alta no mercado de petróleo.