Preços do petróleo caem apesar da interrupção do fornecimento

Os preços do petróleo caíram na terça-feira de manhã, com o aumento dos temores de que a demanda asiática não se recuperaria tão rapidamente quanto o inicialmente esperado. As interrupções no fornecimento devido ao furacão Ida não foram significativas o suficiente para conter essas notícias pessimistas.

Preços do petróleo
Plataformas de petróleo
Contagem de Plataformas

Gráfico do mercado de energia da semana

Preço do gás natural

– A Europa está lutando para conter o golpe duplo dos altos preços do gás natural e da eletricidade, da mesma forma que vinha se recuperando de uma queda prolongada, relata a Bloomberg . 

– A taxa de reposição de gás nos locais de armazenamento de gás da Europa continuou a desacelerar, ficando apenas 69% cheia (uma baixa em 10 anos para esta época do ano), empurrando TTF para frente acima dos preços do Brent. 

– Em meio a números decepcionantes de geração eólica, alguns países estão aumentando suas compras de carvão, o que por sua vez mantém a pressão de alta sobre os preços do carbono, já que eles ultrapassaram outro limite esta semana, negociando acima de € 62 por tonelada métrica de CO2 equivalente.

– Alemanha, França e Reino Unido viram seus contratos para o ano seguinte para 2022 atingirem um recorde histórico na segunda-feira, com todos tendendo bem acima de € 90 por MWh (quase $ 110 por MWh).

Movimentadores de mercado

– A petroleira italiana ENI (NYSE: E) uniu forças com a Mubadala Petroleum, dos Emirados Árabes Unidos, para cooperar em projetos de captura de hidrogênio e carbono em todo o mundo, fortalecendo sua presença nos Emirados. 

– A principal BP do Reino Unido (NYSE: BP) uniu-se à empresa de investimento Macquarie Group (ASX: MQG) para um centro potencial de hidrogênio verde, a ser construído na antiga Refinaria Kwinana, agora fechada.

– A empresa canadense de dutos Enbridge (TSE: ENB) comprará a empresa de logística Moda Midstream com foco na Costa do Golfo, dando-lhe acesso ao terminal de Ingleside da Moda e outros conduítes como o duto Cactus II.

Preços do petróleo hoje, 7 de setembro de 2021

Os cortes drásticos da Arábia Saudita em seus OSPs de outubro de 2021 geraram temores de uma possível recuperação da demanda mais lenta do que o previsto na Ásia, à medida que a OPEP + continua gradualmente a colocar parte de sua produção ociosa de volta ao ar. Embora as interrupções nos EUA ainda estejam impedindo a produção de petróleo bruto no Golfo do México, as restrições de oferta parecem ser insuficientes para impedir que os preços do petróleo caiam, embora marginalmente. Na terça-feira, o benchmark global Brent era negociado abaixo de $ 72 por barril, enquanto o WTI estava mudando de mãos em torno de $ 68,5 por barril.

As importações de petróleo bruto chinês aumentaram em agosto.

Os dados da alfândega chinesa mostram que os compradores chineses aumentaram as importações no mês passado, trazendo 10,5 mbpd de petróleo, um aumento de 8% no comparativo mensal. Com os refinadores de bules de chá ainda limitados por cotas de importação indisponíveis, as empresas estatais fizeram a maior parte das compras. 

Chevron busca vender ativos da Eagle Ford.

Chevron (NYSE: CVX), major americana, está supostamente tentando vender seus ativos de petróleo e gás na Bacia Eagle Ford do Texas, um legado de sua aquisição da Noble Energy no ano passado, prevendo um preço de venda de até US $ 3,8 bilhões.

Próximo leilão do Brasil desperta juros surpreendentemente baixos.

A próxima rodada de licenciamento de modelo de concessão do regulador brasileiro de petróleo ANP viu apenas 9 empresas se qualificarem para a licitação, o menor número de todos os tempos, embora a lista contenha grandes empresas de petróleo como ExxonMobil (NYSE: XOM) , Chevron (NYSE: CVX) , Shell (NYSE : RDS)  e TotalEnergies (NYSE: TTE) .

Gazprom termina o assentamento de tubos Nord Stream-2.

A gigante de gás russa Gazprom (MCX: GAZP) concluiu a colocação submarina de seu conduíte de gás de US $ 11 bilhões, restando apenas alguns trabalhos de soldagem entre as seções alemã e dinamarquesa. As ações da Gazprom dispararam na segunda-feira, adicionando quase 4% no dia.

TotalEnergies conquista megacontrato de US $ 27 bilhões no Iraque.

A petrolífera francesa TotalEnergies (NYSE: TTE) assinou um acordo monstruoso com o Iraque que o levaria a construir várias instalações de injeção de água do mar em campos de petróleo do sul, uma usina de processamento de gás de US $ 2 bilhões para conter a dependência do Iraque das importações de gás iraniano, bem como uma usina solar.

Os preços do alumínio sobem ainda mais com o golpe da Guiné.

Tendo já subido 40% este ano, os preços do alumínio continuaram seu movimento de alta esta semana na parte de trás de um golpe na Guiné, sede de um quarto da produção global de bauxita, empurrando o contrato de alumínio de três meses da LME para uma alta de 10 anos, acima $ 2.780 por tonelada métrica.

Fundo de Riqueza Soberana da Noruega proíbe ONGC da Índia.

O fundo soberano da Noruega excluiu a empresa estatal indiana ONGC (NYSE: ONGC) de sua lista de investimentos por preocupações de que a empresa possa estar violando direitos humanos no Sudão do Sul, tendo participações em dois projetos em que fica do lado de empresas chinesas.

Rio Tinto suaviza os termos do negócio de cobre de US $ 14 bilhões.

A mineradora britânica Rio Tinto (NYSE: RIO) afirmou que está pronta para reduzir as taxas de juros dos empréstimos que fez ao governo da Mongólia no projeto monstro de cobre Oyu Tolgoi de US $ 14 bilhões, tentando evitar mais atrasos além do prazo de outubro de 2022.

ADNOC vende 7,5% de sua unidade de perfuração.

A companhia petrolífera nacional dos Emirados Árabes Unidos ADNOC afirmou que lançaria 7,5% de sua subsidiária de perfuração ADNOC perfurando em seu segundo IPO em outubro, seguindo uma listagem de 2018 que viu 5% indo para Baker Hughes (NYSE: BKR) por US $ 550 milhões.

Shell tentada por descobertas de gás da África do Sul.

Estimulada pelas descobertas de Luiperd e Brulpadda no offshore da África do Sul nos últimos dois anos, a principal anglo-holandesa Royal Dutch Shell (NYSE: RDS.A) concluiu um farm-in de 50% nos blocos de licenças Transkei e Algoa na zona de águas profundas do país , cobrindo uma área total de mais de 45.000 km2.

Braço comercial da Arábia Saudita para comercializar petróleo da Guiana.

ATL, o braço comercial com sede em Londres da Saudi Aramco (TADAWUL: 2222) , foi selecionado pelo governo da Guiana para comercializar seu futuro direito ao petróleo, oferecendo US $ 0,025 por barril como sua comissão proposta, potencialmente indicando o possível vencedor do prêmio de longo prazo do país. concurso de marketing de prazo.

México busca saldar dívidas da PEMEX com dinheiro internacional.

O presidente do México Lopez Obrador afirmou México iria tentar usar fundos fornecidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) – ou seja, uma alocação de $ 12 bilhões em SDRs – para pagar a companhia nacional de petróleo cambaleando dívida de US $ 115 bilhões da PEMEX.

Nornickel da Rússia lista a primeira ETC com carbono neutro de todos os tempos.

O principal produtor de níquel da Rússia, Nornickel  (MCX: GMKN) listou a primeira commodity negociada em bolsa (ETC), oferecendo um contrato de níquel com suprimentos produzidos de forma neutra em carbono na Bolsa de Valores de Viena.

IBP critica mudanças regulatórias na venda de combustíveis

Representante das grandes distribuidoras de combustíveis, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) se posicionou a favor da manutenção do atual modelo de funcionamento do mercado de revenda de derivados de petróleo.

Estes são os postos de combustíveis populares e preferidos por brasileiros

Os postos de combustível Petrobras BR, Ipiranga e Shell são as marcas com maior índice de popularidade entre os brasileiros, é o que aponta um estudo realizado pela empresa de pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score) SoluCX: as marcas foram citadas por 73,2%, 72,8% e 69,1% dos respondentes da pesquisa, respectivamente.

Guerra política no Brasil e economia mundial devem manter preço da gasolina nas alturas

Economistas dizem que toda vez que o discurso golpista avança, desconfiança cresce e dólar sobe, elevando o preço dos combustíveis. Motoristas de aplicativo dizem que serviço já não compensa diante dos custos.