Preços do petróleo e estoques de energia se recuperam

O petróleo se recuperou na manhã de quinta-feira, empurrando para cima os estoques de energia dos EUA, após três dias de queda nos preços do petróleo devido às preocupações sobre a demanda global de petróleo com o aumento dos casos de COVID nas principais economias.

Os preços do petróleo subiram na manhã de quinta-feira, apesar das preocupações contínuas de que novas restrições na China poderiam afetar a demanda de petróleo no maior importador de petróleo do mundo. Além disso, muitos países do Sudeste Asiático, onde as taxas de vacinação são baixas, observaram um aumento de novos casos de COVID nas últimas semanas, o que também não é um bom presságio para a demanda asiática de petróleo como um todo.

A partir das 11h38 EDT, o petróleo WTI subiu 1,69% a $ 69,32 e o petróleo Brent foi negociado a $ 71,46, alta de 1,53%.

O relatório de inventário da EIA na quarta-feira não foi muito construtivo para os preços do petróleo, já que a administração relatou um aumento do estoque de petróleo bruto de 3,6 milhões de barris na semana até 30 de julho, contra as expectativas dos analistas de um empate de 2,9 milhões de barris.

Mas os preços do petróleo se estabilizou na quinta-feira de manhã, impulsionado pela “compra de caça do negócio leve”, Vanda Insights disse mais cedo hoje.

No relatório da EIA, “as médias semanais e de quatro semanas da demanda americana por gasolina e destilados continuaram a apontar para uma recuperação saudável, mas isso se reflete no espelho retrovisor, já que o mais recente susto da Delta no mercado gira em torno da trajetória futura de consumo ”, observou Vanda Insights.

As tensões no Oriente Médio sobre a tentativa de sequestro de um petroleiro no Golfo de Omã deram certo apoio aos preços do petróleo na quinta-feira, dia em que o recém-eleito presidente do Irã, Ebrahim Raisi, tomou posse . A transferência de poder no Irã ocorre em meio a tensões nas águas do Oriente Médio, enquanto o mercado de petróleo também está procurando pistas sobre quando as negociações nucleares com o Irã poderão ser retomadas depois que o novo presidente agora estiver no poder.

A recuperação dos preços do petróleo empurrou para cima as ações de muitas empresas de energia, incluindo ExxonMobil (NYSE: XOM), Chevron (NYSE: CVX), Shell (NYSE: RDS.A), ConocoPhillips (NYSE: COP) e Diamondback Energy (NASDAQ : FANG), todos os quais estavam subindo pouco antes do meio-dia EDT.

Petróleo fecha em alta com foco em restrição de oferta, apesar de dólar forte

O petróleo fechou em alta nesta terça-feira, 26, com o foco dos investidores voltado para a crise energética que tem elevado o preço do barril recentemente. A demanda pela commodity aumentou com a reabertura econômica e também devido à escassez de gás natural no mercado. No entanto, a oferta não tem sido capaz de compensar a maior procura.

Caminhoneiros protestam em rodovia no Pará contra reajustes do diesel

Caminhoneiros bloquearam parcialmente a rodovia BR-316, na região metropolitana de Belém, na manhã desta terça-feira (26). Dentre as reivindicações dos manifestantes, está a política de preços do óleo diesel no país.

Gestores de dinheiro estão jogando seu peso por trás da alta do preço do petróleo

A perspectiva de o petróleo Brent chegar a US $ 90 por barril está se tornando cada vez mais realista, e o West Texas Intermediate ontem atingiu o nível mais alto desde 2014. Isso está alimentando um forte sentimento de alta no mercado de petróleo.