Preços do petróleo estáveis ​​já que o México pretende restaurar a produção

A mexicana Pemex restaurou cerca de 17 por cento dos mais de 400.000 bpd na produção de petróleo que perdeu devido a um incêndio que eclodiu em uma plataforma offshore neste fim de semana, informou a Associated Press .

O incêndio matou cinco, feriu seis e agora a empresa afirma ter encontrado os restos mortais de dois trabalhadores que foram inicialmente considerados desaparecidos.

A plataforma onde ocorreu o incêndio faz parte de um pólo de processamento de gás na Baía do Campeche. Sua paralisação como resultado do incêndio reduziu a produção da Pemex em cerca de 444.000 bpd.

O gás natural processado no centro de Ku-Maloob-Zaap é usado para aumentar a produção de petróleo em campos offshore, observou a Reuters em um relatório citando um documento da Pemex. Como resultado do incêndio, a produção caiu de 719.000 bpd para 275.000 bpd. A interrupção é igual a cerca de um quarto da produção diária da Pemex.

Em declarações à mídia após o incêndio, o presidente-executivo da Pemex, Octavio Romero, descartou a possibilidade de o acidente ter sido causado por subinvestimento.

“Não há problema de falta de investimento, não há problema de falta de recursos”, disse Romero. “A indústria do petróleo é uma indústria de risco. Já tivemos acidentes, que em números são menores do que nos anos anteriores”.

A interrupção da produção, por sua vez, causou um aumento no preço do petróleo pesado e azedo nos Estados Unidos, uma vez que os traders se prepararam para a redução no fornecimento do México, informou a Reuters na terça-feira, citando fontes não identificadas, dizendo que a restauração total da produção perdida pode levar várias semanas . Atrasos nas entregas de petróleo bruto da Pemex também são uma possibilidade.

A Pemex, no entanto, disse que a produção perdida será totalmente restaurada até o final do mês.

“Podemos relatar que 35 poços que produzem 71 mil barris por dia foram recuperados e que restabeleceremos 110 mil barris adicionais (por dia) abrindo outros 29 poços nas próximas 36 horas”, disse Romero, citado pela Reuters.

Este é o segundo incêndio em uma plataforma da Pemex nos últimos dois meses. O primeiro ocorreu no início de julho. A empresa disse na época que o incêndio foi causado por um vazamento de gasoduto e uma tempestade com raios. O local do incêndio foi mais uma vez o complexo Ku-Maloob-Zaap. Agora, relatos da mídia apontam novamente para um vazamento de gás em relação ao acidente.

Petróleo fecha em alta, apoiado por queda nos estoques dos EUA

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 20. Apesar de abrirem em baixa com a previsão de aumento nos estoques do óleo dos Estados Unidos, os ativos operaram em geral no positivo e ganharam força quando o resultado foi de queda nos estoques.

Produção de etanol nos EUA sobe 6,2% na semana, para 1,096 milhão de barris/dia

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,096 milhão de barris por dia na semana encerrada em 15 de outubro.

Iraque: o petróleo pode chegar a US $ 100 no próximo ano

Os preços do petróleo podem chegar a US $ 100 o barril durante o primeiro semestre de 2022 em meio a baixos estoques comerciais globais, disse o ministro do Petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar Ismaael , na quarta-feira, conforme publicado pela Reuters.