Preços do petróleo fecham perto de US$75; queda de estoques reduz preocupações com vírus

© Reuters. Bomba de petróleo no sul do Texas, EUA. 13/01/2016 Reuters/Anna Driver

NOVA YORK (Reuters) – O petróleo fechou próximo dos 75 dólares o barril nesta quarta-feria, após informações mostrarem que os estoques de petróleo caíram mais bruscamente do que os analistas previram, trazendo o foco do mercado de volta as ofertas apertadas ao invés do aumento de casos de Covid-19.

Os estoques do petróleo recuaram 4,1 milhões de barris na semana encerrada em 23 de julho, afirmou a Administração de Informação de Energia (AIE) dos Estados Unidos. Os estoques de gasolina e derivados também caíram.

“Uma recuperação na demanda implícita por gasolina e derivados, assim como menores operações nas refinarias, encorajou a redução de estoques para ambos”, afirmou Matt Smith, diretor de pesquisa de commodities da ClipperData.

Brent fechou em alta de 0,26 dólar, ou 0,4%, em 74,74 dólares o barril, após marcar na terça-feira a primeira queda em seis dias. O petróleo dos EUA (WTI) fechou em alta de 0,74 dólar, ou 1%, em 72,39 dólares.

O petróleo avançou 45% este ano, auxiliado pela recuperação da demanda e redução de oferta pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, a Opep+.

A Opep+ concordou em aumentar a oferta em 400 mil barris por dia a partir de agosto, diminuindo mais o corte de oferta do ano passado, porém isso é visto como muito pouco por alguns analistas, devido à recuperação na demanda esperada este ano.

Petróleo fecha em alta com foco em restrição de oferta, apesar de dólar forte

O petróleo fechou em alta nesta terça-feira, 26, com o foco dos investidores voltado para a crise energética que tem elevado o preço do barril recentemente. A demanda pela commodity aumentou com a reabertura econômica e também devido à escassez de gás natural no mercado. No entanto, a oferta não tem sido capaz de compensar a maior procura.

Caminhoneiros protestam em rodovia no Pará contra reajustes do diesel

Caminhoneiros bloquearam parcialmente a rodovia BR-316, na região metropolitana de Belém, na manhã desta terça-feira (26). Dentre as reivindicações dos manifestantes, está a política de preços do óleo diesel no país.

Gestores de dinheiro estão jogando seu peso por trás da alta do preço do petróleo

A perspectiva de o petróleo Brent chegar a US $ 90 por barril está se tornando cada vez mais realista, e o West Texas Intermediate ontem atingiu o nível mais alto desde 2014. Isso está alimentando um forte sentimento de alta no mercado de petróleo.