REUTERS/Christian Hartmann

(Reuters) – O petróleo terminou esta sexta-feira no maior nível em nove meses, engatando a sétima semana consecutiva de ganhos, com investidores focados no avanço de vacinas contra a Covid-19 e na desvalorização do dólar.

A Pfizer solicitou aprovação do Japão para sua vacina, que já está sendo utilizada no Reino Unidos e Estados Unidos. O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, disse que a aprovação do país ao imunizante da Moderna pode ocorrer ainda nesta sexta-feira.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,76 dólar, ou 1,5%, a 52,26 dólares por barril, após tocar a marca de 52,48 dólares, mais alto patamar desde março.

Já o petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,74 dólar, ou 1,5%, para 49,10 dólares o barril, depois de atingir 49,28 dólares, maior nível desde fevereiro.

O dólar registrou uma leve recuperação nesta sexta, mas permaneceu próximo às mínimas de dois anos e meio vistas na véspera. A divida norte-americana desvalorizada torna o petróleo e outras commodities mais baratas para compradores que possuem outras moedas.

A queda semanal do dólar “é um movimento significativo para baixo, e está empurrando o complexo petróleo para cima”, disse John Kilduff, sócio da Again Capital em Nova York.

Fonte: Reuters

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Opep vê coronavírus prejudicando recuperação da demanda por petróleo em 2021

A demanda global por petróleo vai se recuperar mais lentamente em 2021…

Esticada ao etanol free dos EUA pode repetir 2019, sem mais açúcar e importadores ganhando com PIS/Cofins

Mais prazo para o etanol americano entrar no Brasil sem imposto.

Petróleo volta para US$ 40 junto com novo recuo da gasolina e tira conforto dos preços do etanol

O petróleo fechou em forte recuo na banda dos US$ 40 o…

Por Que o Petróleo Deve Continuar em Consolidação (ao Menos no Curto Prazo)

Esta semana tivemos diversas perspectivas austeras para demanda no mercado petrolífero, mas os preços ignoraram esses relatórios e subiram.