Produção de petróleo. REUTERS/Lucy Nicholson

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo avançaram mais de 2% nesta terça-feira, apoiados pelas interrupções de oferta causadas por um furacão nos Estados Unidos, embora preocupações com a demanda também tenham se manifestado, com membros da indústria projetando uma recuperação mais lenta após a pandemia de coronavírus.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,92 dólar, ou 2,3%, a 40,53 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) avançou 1,02 dólar, ou 2,7%, para 38,28 dólares o barril. Ambos os contratos haviam recuado na véspera.

Os contratos futuros operaram em alta antes de o furacão Sally chegar à Costa do Golfo nos EUA. Mais de um quarto da produção de petróleo e gás norte-americana foi interrompida e portos fundamentais para as exportações do país foram fechados, à medida que a tempestade avança rumo ao oeste do Alabama –poupando algumas refinarias dos ventos mais fortes. [L1N2GC1SV]

“Eventos climáticos severos nos EUA causam uma dose de imprevisibilidade na produção de petróleo, e isso é sempre uma boa notícia para os preços”, disse Bjornar Tonhaugen, diretor de mercados de petróleo da Rystad Energy.

Por outro lado, o panorama da demanda por petróleo segue enfraquecido, o que limita as altas dos preços. A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) reduziu sua projeção para 2020 em 200 mil barris por dia (bpd), para 91,7 milhões de bpd, citando cautela sobre o ritmo de recuperação da economia.

“Nós esperamos que a recuperação da demanda desacelere de forma marcante no segundo semestre de 2020, com a maior parte dos ganhos fáceis já tendo sido alcançada”, disse a IEA em relatório mensal.

Fonte: Reuters

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

TRF-5 proíbe venda direta de etanol de usinas a postos de combustíveis em Pernambuco, Alagoas e Sergipe

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), sediado no Recife, declarou ilegal…

72º Leilão de Biodiesel da ANP negocia 1,021 bilhão de litros

No 72º Leilão de Biodiesel da ANP foram arrematados 1.020.651.000 litros de…

Petrobras exporta recorde de petróleo em abril apesar da crise de demanda global

Estatal registrou marca de 1 milhão de barris por dia, superando recorde anterior de 771 mil barris por dia, alcançado em dezembro de 2019.