Produção de óleo permiano próxima ao nível pré-pandêmico

A produção de petróleo bruto no Permiano subiu mais perto dos níveis pré-pandêmicos, de acordo com o último relatório de produtividade de perfuração da Administração de Informação de Energia.

De acordo com o relatório, a produção de petróleo no Permiano ficou em 4,826 milhões de bpd neste mês e subirá para 4,888 milhões de bpd em novembro. A média de outubro já é superior à média de fevereiro de 2020, que ficou em 4,816 milhões de bpd.

Com o preço do petróleo dos EUA em mais de US $ 80 por barril pela primeira vez em anos, a produção de óleo de xisto está finalmente aumentando. Embora as grandes empresas públicas ainda relutem em aumentar a produção de forma significativa, para não irritar seus acionistas ávidos por retorno de caixa, os produtores privados menores estão crescendo para aproveitar as vantagens dos preços mais altos.

“É uma vitória para os privados sem ser uma perda para os mercados de petróleo”, disse Raoul LeBlanc, analista da IHS Markit, à Bloomberg no início deste mês. “A grande conclusão é que o crescimento privado não vai estragar a festa.”

A recuperação no Permiano também aumentará a produção total de petróleo dos EUA. A OPEP espera que os EUA adicionem cerca de 800.000 bpd à produção global, embora “a incerteza em relação aos aspectos financeiros e operacionais da produção dos EUA permaneça alta”, disse o cartel em seu relatório mensal na semana passada.

O EIA estima atualmente a produção de petróleo dos EUA em média 11,0 milhões de bpd este ano, e subindo para 11,7 milhões de bpd em 2022. Isso representa um crescimento de 700.000 bpd em média para o próximo ano.

No geral, o crescimento da produção da América no próximo ano deve ser modesto, especialmente em comparação com os aumentos na produção em 2018 e 2019, que levou a uma produção recorde de petróleo nos EUA de 13 milhões de bpd em fevereiro de 2020, pouco antes da pandemia paralisar a demanda e quebrar o petróleo preços .

Atualmente, o West Texas Intermediate está sendo negociado acima de US $ 82 por barril e o petróleo Brent no início deste mês ultrapassou US $ 85 por barril.

Produção de etanol anidro cresce 22,3% no Nordeste, diz NovaBio

Com a safra 2021/22 em andamento, dados compilados pela Associação dos Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) sinalizam que a moagem de cana no Norte-Nordeste atingiu 28,67 milhões de toneladas no acumulado até 15 de novembro.

Valor do petróleo cai 2% e Petrobras ganha espaço para cortar preços no Brasil

O preço do barril de petróleo tipo brent atingiu os US$ 67,44 nesta quinta-feira, 2, o que representa uma queda de 2,08% em relação aos valores praticados na data anterior.

Abastecer com GNV rende quase o dobro que gasolina e etanol, aponta Abegás

Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) mostra que, atualmente, o Gás Natural Veicular (GNV) tem rendido quase o dobro da gasolina e do etanol.