Esse número se compara a 13,96 milhões de bpd em setembro e supera o recorde diário anterior, de junho, de 14,08 milhões de bpd (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O nível de processamento de petróleo em refinarias na China avançou 2,6% em outubro na comparação com mesmo mês do ano anterior, para o nível mais alto já registrado, em meio a uma demanda firme impulsionada por viagens em devido a feriados.

O país processou 59,82 milhões de toneladas de petróleo no mês passado, o equivalente a 14,09 milhões de barris por dia (bpd), segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas nesta segunda-feira.

Esse número se compara a 13,96 milhões de bpd em setembro e supera o recorde diário anterior, de junho, de 14,08 milhões de bpd.

O processamento total durante os 10 primeiros meses de 2020 foi de 555,18 milhões de toneladas, ou 13,29 milhões de bpd, alta de 2,9% frente ao mesmo período de 2019.

A demanda por gasolina manteve-se firme com mais motoristas pegando as estradas para longas viagens durante um período de feriados no início de outubro.

O consumo do setor doméstico de aviação retornou para níveis pré-Covid em setembro e deve se firmar mais em outubro, graças a uma rápida recuperação nas viagens de passageiros e cargas, embora a demanda por voos internacionais tenha permanecido fraca.

O processamento total durante os 10 primeiros meses de 2020 foi de 555,18 milhões de toneladas, ou 13,29 milhões de bpd, alta de 2,9% frente ao mesmo período de 2019  (Imagem: Pixabay)

O aumento na produção não foi maior porque uma das principais refinarias da estatal Sinopec, a de Qilu, em Shandong, desligou uma unidade de processamento de 160 mil bpd a partir do final de setembro.

Refinarias independentes, porém, possuem incentivos para manter elevadas taxas operacionais devido à sólida margem de refino, de 200 iuanes por tonelada, disse Ding Xu, analista da consultoria Longzhong, com sede na China, que falou antes da divulgação dos números.

Fonte: Reuters

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

ANP reduz temporariamente percentual de biodiesel misturado ao diesel

A Diretoria Colegiada da ANP, com a concordância do Ministério de Minas…

Para Petrobras, petróleo terá espaço por muitas décadas

A transição energética para uma economia sem emissões de gases efeito estufa…

Preços do petróleo caem por crescentes temores de 2ª onda de coronavírus

Barril de Brent era negociado ao redor de US$ 38 nesta segunda-feira (15)

Opep volta a reduzir estimativa para demanda por petróleo em 2021

A demanda global por petróleo terá em 2021 uma recuperação mais lenta…