Imagem: Divulgação

Foi publicado hoje pela manhã o edital do 78º Leilão de Biodiesel da ANP. Este leilão traz como objeto a compra de B13 para atender a demanda dos meses de março e abril deste ano. Este leilão marca o aumento da mistura para 13% de biodiesel no diesel mineral – até fevereiro a mistura é de 12%.

As usinas têm até o dia 13 de janeiro para enviar a documentação de habilitação ao certame, que acontecerá na primeira semana de fevereiro (veja aqui o cronograma completo do leilão).

O aumento na mistura de biodiesel vem em boa hora. No último certame foi comprado apenas 68,94% da capacidade ofertada pelas usinas. Esse baixo volume esmagou as margens das usinas e fez com que o preço do biodiesel fosse reduzido em mais de 20% no comparativo com o leilão anterior. A entrada da safra de soja no Brasil traz ainda mais disponibilidade de matéria-prima para a produção de biodiesel, mas os preços crescentes do óleo de soja no mercado internacional tornam a matéria-prima mais cara para os produtores. Sem o aumento na demanda as margens das usinas no L78 poderiam ficar abaixo do visto no L77.

Veja aqui o edital completo do L78.

Fonte: Biodieselbr

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

BR, Raízen e Ipiranga já gastam com CBIOS

As três maiores distribuidoras de combustíveis do país – BR Distribuidora, Ipiranga…

Bandeira branca se fortalece com crise e Ebitda de gigantes da distribuição recua

As principais distribuidoras de combustíveis do Brasil andaram de lado no segundo…

STJ nega pedido de liminar da BRASILCOM para reduzir metas do RENOVABIO em 2020

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido da Associação das…

Preocupação com política de preços pesa sobre ações da Petrobras, dizem analistas

Crescentes preocupações com possíveis interferências políticas sobre a independência da Petrobras (SA:PETR4) para reajustar preços dos combustíveis pesaram sobre as ações da companhia na quarta-feira, disseram analistas de bancos, após os papéis terem recuado quase 5%.