Quedas de óleo após o relatório de EIA acumular estoque de petróleo bruto

© Reuters. AIE: novos surtos da covid e lockdowns atrasam retomada na demanda por petróleo

Os preços do petróleo caíram brevemente depois que a Administração de Informação de Energia relatou  um aumento no estoque de petróleo bruto de 2,1 milhões de barris na semana até 16 de julho.

O estoque da semana passada se compara com um empate de 7,9 milhões de barris na semana anterior e um aumento estimado – e chocante – nos estoques de petróleo bruto de 806.000 barris , conforme relatado pelo American Petroleum Institute na terça-feira.

No momento em que este artigo foi escrito, o petróleo Brent estava sendo  negociado  a $ 71,53 o barril e o West Texas Intermediate estava negociando a $ 69,51 o barril, ambos significativamente acima da abertura, apesar do relatório de estoque negativo da API no dia anterior, o que poderia ser interpretado como traders sacudindo talvez o pânico exagerado na demanda de petróleo no início da semana.

Na gasolina, a autoridade estimou uma redução no estoque de 100.000 barris para a semana até 16 de julho, o que em comparação com uma acumulação de 1 milhão de barris relatada na semana anterior. A produção de gasolina caiu na semana passada, com média de apenas 9,1 milhões de bpd, ante 9,9 milhões de bpd na semana anterior.

A demanda de gasolina está em forte recuperação nos Estados Unidos, elevando os preços na bomba. A média nacional por galão de gasolina era de US $ 3,16 por galão em 19 de julho, por  GasBuddy.

Para destilados médios, entretanto, o EIA relatou um empate de 1,3 milhão de barris na semana até 16 de julho. Isso em comparação com um aumento de estoque de 3,7 milhões de barris na semana anterior.

A produção de destilados médios ficou em 4,9 milhões de bpd na semana passada.

Os preços do petróleo têm estado particularmente voláteis esta semana, com uma das maiores quedas de preço do petróleo em um único dia já na segunda-feira, com os temores crescentes sobre a variante Delta e aumentos de produção da OPEP + azedando as perspectivas gerais da indústria. 

Por Irina Slav para Oilprice.com

Petróleo fecha em alta com foco em restrição de oferta, apesar de dólar forte

O petróleo fechou em alta nesta terça-feira, 26, com o foco dos investidores voltado para a crise energética que tem elevado o preço do barril recentemente. A demanda pela commodity aumentou com a reabertura econômica e também devido à escassez de gás natural no mercado. No entanto, a oferta não tem sido capaz de compensar a maior procura.

Caminhoneiros protestam em rodovia no Pará contra reajustes do diesel

Caminhoneiros bloquearam parcialmente a rodovia BR-316, na região metropolitana de Belém, na manhã desta terça-feira (26). Dentre as reivindicações dos manifestantes, está a política de preços do óleo diesel no país.

Gestores de dinheiro estão jogando seu peso por trás da alta do preço do petróleo

A perspectiva de o petróleo Brent chegar a US $ 90 por barril está se tornando cada vez mais realista, e o West Texas Intermediate ontem atingiu o nível mais alto desde 2014. Isso está alimentando um forte sentimento de alta no mercado de petróleo.