© Reuters. AIE: novos surtos da covid e lockdowns atrasam retomada na demanda por petróleo

Os preços do petróleo caíram brevemente depois que a Administração de Informação de Energia relatou  um aumento no estoque de petróleo bruto de 2,1 milhões de barris na semana até 16 de julho.

O estoque da semana passada se compara com um empate de 7,9 milhões de barris na semana anterior e um aumento estimado – e chocante – nos estoques de petróleo bruto de 806.000 barris , conforme relatado pelo American Petroleum Institute na terça-feira.

No momento em que este artigo foi escrito, o petróleo Brent estava sendo  negociado  a $ 71,53 o barril e o West Texas Intermediate estava negociando a $ 69,51 o barril, ambos significativamente acima da abertura, apesar do relatório de estoque negativo da API no dia anterior, o que poderia ser interpretado como traders sacudindo talvez o pânico exagerado na demanda de petróleo no início da semana.

Na gasolina, a autoridade estimou uma redução no estoque de 100.000 barris para a semana até 16 de julho, o que em comparação com uma acumulação de 1 milhão de barris relatada na semana anterior. A produção de gasolina caiu na semana passada, com média de apenas 9,1 milhões de bpd, ante 9,9 milhões de bpd na semana anterior.

A demanda de gasolina está em forte recuperação nos Estados Unidos, elevando os preços na bomba. A média nacional por galão de gasolina era de US $ 3,16 por galão em 19 de julho, por  GasBuddy.

Para destilados médios, entretanto, o EIA relatou um empate de 1,3 milhão de barris na semana até 16 de julho. Isso em comparação com um aumento de estoque de 3,7 milhões de barris na semana anterior.

A produção de destilados médios ficou em 4,9 milhões de bpd na semana passada.

Os preços do petróleo têm estado particularmente voláteis esta semana, com uma das maiores quedas de preço do petróleo em um único dia já na segunda-feira, com os temores crescentes sobre a variante Delta e aumentos de produção da OPEP + azedando as perspectivas gerais da indústria. 

Por Irina Slav para Oilprice.com

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Só gasolina escapa da queda de vendas entre derivados em novembro, diz MME

As sucessivas altas no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) este…

Opep+ e Sinais Mistos de Demanda Aumentam Volatilidade no Petróleo

O mercado de petróleo vem registrando altíssima volatilidade nesta semana. Parte dela tem a ver com a política interna da Opep e a forma como o cartel decidiu resolver o recente impasse de produção. A falta de clareza a respeito dos sinais de demanda tem sido outro catalisador. Confira a seguir o que tudo isso significa para os preços.

Empresas produtoras de petróleo defendem ICMS monofásico de combustíveis, diz IBP

Representante das grandes empresas petrolíferas com atuação no Brasil, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) defende a adoção de um sistema de tributação monofásico do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para todos os combustíveis, como sinalizou o governo federal.