(Foto: Jeff Pachoud/AFP)

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto de Souza, e o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Rodolfo Henrique de Saboia, vão participar de audiência pública remota sobre um suposto cartel de distribuidoras de combustíveis que dominam esse mercado. A reunião, promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, será realizada na terça-feira (6), a partir das 9h.

O debate foi solicitado pelo presidente da CAE, senador Otto Alencar (PSD-BA). Ele argumenta que o sistema de distribuição no qual o combustível passa obrigatoriamente por uma empresa distribuidora antes de chegar às revendedoras, sem possibilidade de venda direta entre as refinarias e os postos, prejudica os consumidores e impede soluções que diminuam o valor final do combustível.

Para o senador, “o mercado está privilegiando esse segmento econômico, e faz-se necessário alterar essa dinâmica e ampliar a concorrência”.

Fonte: Agência Senado

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Petrobras aumenta em 3% a gasolina e em 4% o diesel nas refinarias

Segundo uma fonte, o aumento é de R$ 0,0518 para o litro da gasolina e de R$ 0,0749 para o diesel

Petrobras considera abusiva greve contra venda da Refinaria Landulpho Alves

A Petrobras considera abusiva a greve anunciada pela Federação Única dos Petroleiros (Fup) para a próxima quinta-feira (18) na Refinaria Landulpho Alves.