Surgem sinais de fraqueza da demanda nos mercados de petróleo

O sentimento do mercado de petróleo está decididamente cauteloso esta semana, com o aumento dos casos suspeitos e o aumento dos estoques de petróleo dos EUA.

Sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Apesar da sessão de negociação de sexta-feira se recuperando um pouco das quedas agregadas desta semana, o sentimento geral nos mercados de petróleo ainda é de cautela, vendo a China e os Estados Unidos enfrentando surtos de casos COVID-19. Enquanto as tensões no Golfo Pérsico adicionaram uma nova camada de risco geopolítico de alta para os preços, isso foi em grande parte neutralizado pela alta semana a semana nos estoques de petróleo dos EUA.

Administração de Biden impõe meta de 50% EV até 2030. A Casa Branca apresentou uma ordem executiva não vinculativa estipulando que metade dos carros e caminhões vendidos nos Estados Unidos até 2030 deveriam ser EV, PHEV ou um veículo com célula de combustível. Simultaneamente, espera-se que os padrões de economia de combustível sejam duas vezes mais agressivos do que agora.

As ações da Petrobras sobem com os resultados surpreendentes. Estimulada pelo aumento das vendas de gás e pelos altos preços do Brent, a Petrobras (BVMF: PETR4) apresentou resultados melhores do que o esperado no segundo trimestre esta semana, com US $ 6,15 bilhões destinados a pagamentos de dividendos extraordinários, fazendo voar suas ações.

TotalEnergies quer compartilhar o maior parque eólico do mundo. Em uma tentativa de aumentar seu portfólio de energias renováveis, a principal TotalEnergies francesa (NYSE: TTE) quer ter uma participação no parque eólico Dogger Bank de 3,6 GW, o maior do mundo, que foi desenvolvido pela SSE (LON: SSE) e Equinor ( NYSE: EQNR) . 

México investiga Vitol por evasão fiscal. O governo do México abriu uma investigação sobre supostas irregularidades na documentação de produtos fornecidos pela firma de comércio Vitol, alegando que a empresa não foi capaz de esclarecer as questões contenciosas e pode enfrentar acusações criminais por tráfico ilegal. 

Preços do carvão doméstico chinês atingem a maior alta em 10 anos. Limitados pela capacidade de produção doméstica limitada, os preços de carvão Qinhuangdao 5500kcal de referência da China subiram para os mais altos em mais de 10 anos, chegando cada vez mais perto da marca de CNY 1100 por tonelada (duas vezes mais alto que o limite superior da chamada “zona verde” ) 

Preços do GNL na Ásia atingem a maior alta em 8 anos. Em meio ao aumento da demanda proveniente de temperaturas acima da média, os preços spot do GNL para entrega em setembro aumentaram para quase US $ 17 por mmBtu, marcando um aumento de quase US $ 1,50 por mmBtu semana a semana.

As negociações na Venezuela começam na próxima semana em meio ao otimismo tácito. As negociações entre o governo liderado por Maduro e a oposição venezuelana estão programadas para começar em 13 de agosto, relata a Reuters, alimentando esperanças de que um governo Biden mais focado na diplomacia possa aliviar as sanções da PDVSA. 

ADNOC vende a primeira carga de amônia azul para o Japão. A companhia nacional de petróleo dos Emirados vendeu sua primeira carga de amônia azul produzida a partir do hidrogênio para a Itochu do Japão (TYO: 8001) , tornando a ADNOC a pioneira em fertilizantes de amônia de baixo carbono no Oriente Médio. 

Nova Zelândia aprova fechamento de refinaria. A Nova Zelândia fechará sua refinaria Marsden Point de 135kbpd com os acionistas da operadora Refining NZ (NZE: NZR) votando a  favor de convertê-la em um terminal de importação de produtos. Presume-se que BP e ExxonMobil forneçam o país após 2022.

Nord Stream 2 provavelmente começará mais tarde neste ano. A gigante do gás russa Gazprom (MCX: GAZP) está terminando as obras nas linhas de alimentação do Nord Stream 2, com o objetivo de comissionar as seis estações de compressão finais ao longo da rota ainda este ano, tornando o lançamento de todo o gasoduto em 2021 ainda mais realista. 

O COI da Índia planeja expansão da refinaria. O refinador estatal indiano IOC (NSE: IOC) está buscando expandir sua capacidade de processamento em cerca de 350 kbpd nos próximos quatro anos em meio a aumentos de demanda em perspectiva, a serem realizados por meio de uma série de expansões de refinaria. A capacidade agregada de refino da Índia deve crescer 1mbpd até 2025, chegando a 6mbpd.  

A Coreia do Sul duplica os estoques de metais raros. O governo da Coreia do Sul busca dobrar seus estoques estratégicos de cobalto, níquel e outros metais raros (para cobrir 100 dias de consumo), em um sinal de que o fornecimento dessas matérias-primas essenciais para baterias de veículos elétricos pode se tornar controverso no futuro.

Omã visa a zero emissões upstream até 2050. A mais recente ambição de Omãé chegar a zero emissões em seu setor upstream, com base no compromisso anterior do sultanato de atingir a queima de rotina zero até 2030. Uma grande parte da campanha de redução de emissões deve vir da substituição de fontes renováveis queima de petróleo bruto (atualmente 65% da geração de eletricidade). 

A Rússia pode proibir as exportações de gasolina. Confrontada com o duplo golpe de aumentar a demanda doméstica e diminuir a produção da refinaria devido à manutenção prolongada, a Rússia está cogitando uma proibição de exportação de gasolina por três meses.

O ETS da China não impressiona. Desde o lançamento do esquema de comércio de emissões da China, os volumes semanais negociados vêm caindo , caindo para meros 187 mil de CO2 equivalente esta semana, uma queda de 75% semana a semana.

Petróleo fecha em alta, apoiado por queda nos estoques dos EUA

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 20. Apesar de abrirem em baixa com a previsão de aumento nos estoques do óleo dos Estados Unidos, os ativos operaram em geral no positivo e ganharam força quando o resultado foi de queda nos estoques.

Produção de etanol nos EUA sobe 6,2% na semana, para 1,096 milhão de barris/dia

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,096 milhão de barris por dia na semana encerrada em 15 de outubro.

Iraque: o petróleo pode chegar a US $ 100 no próximo ano

Os preços do petróleo podem chegar a US $ 100 o barril durante o primeiro semestre de 2022 em meio a baixos estoques comerciais globais, disse o ministro do Petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar Ismaael , na quarta-feira, conforme publicado pela Reuters.