Surpresa no estoque de petróleo bruto faz com que os preços do petróleo caiam

O American Petroleum Institute (API) na terça-feira relatou um aumento nos estoques de petróleo bruto de 806.000 barris para a semana encerrada em 16 de julho, trazendo a extração total de petróleo bruto de 2021 até agora para um cabelo abaixo de 50 milhões de barris, usando dados do API.

Os analistas esperavam uma perda de 4,333 milhões de barris na semana.

Na semana anterior, o API relatou um empate nos estoques de petróleo de  4,079 milhões de barris , em grande parte em linha com as previsões dos analistas de um empate de 4,333 milhões de barris.

O preço do barril WTI havia subido mais de 50% até agora este ano, mas caiu na segunda-feira quando a OPEP + concordou em aumentar a produção em 400.000 bpd, enquanto teme que um aumento na variante Delta do coronavírus ameace as perspectivas de demanda de petróleo.

Os preços do petróleo se recuperaram 1,4% na tarde de terça-feira no período que antecedeu a divulgação de dados, depois de cair quase 7% na segunda-feira.

Às 15h06, o  WTI  estava sendo negociado com alta de 1,36% no dia a US $ 67,32 antes do lançamento dos dados – quase US $ 8 a menos do que na semana passada. O  petróleo Brent também foi negociado com alta de 1,36% no dia, a $ 69,55.

Enquanto os estoques de petróleo bruto continuam caindo, a produção de petróleo dos EUA, com os produtores de xisto continuando a diminuir sua restrição até agora, aumentou em 100.000 bpd para uma média de  11,4 milhões de  bpd na semana encerrada em 9 de julho, de acordo com os dados mais recentes da Administração de Informação de Energia.

É o maior nível de produção em mais de um ano.

O API relatou um aumento nos estoques de gasolina de  3,307 milhões de barris  para a semana encerrada em 16 de julho – em comparação com o empate de 1,545 milhões de barris da semana anterior.

Os estoques de destilados tiveram uma queda nos estoques esta semana de 1,225 milhão de barris  para a semana para conter o aumento de 3,699 milhões de barris da semana passada.

Os estoques de Cushing caíram esta semana em 3,567 milhões de barris, em comparação com a queda de  1,585 milhões de barris da semana passada.

Por Julianne Geiger para Oilprice.com

Petróleo fecha em alta com foco em restrição de oferta, apesar de dólar forte

O petróleo fechou em alta nesta terça-feira, 26, com o foco dos investidores voltado para a crise energética que tem elevado o preço do barril recentemente. A demanda pela commodity aumentou com a reabertura econômica e também devido à escassez de gás natural no mercado. No entanto, a oferta não tem sido capaz de compensar a maior procura.

Caminhoneiros protestam em rodovia no Pará contra reajustes do diesel

Caminhoneiros bloquearam parcialmente a rodovia BR-316, na região metropolitana de Belém, na manhã desta terça-feira (26). Dentre as reivindicações dos manifestantes, está a política de preços do óleo diesel no país.

Gestores de dinheiro estão jogando seu peso por trás da alta do preço do petróleo

A perspectiva de o petróleo Brent chegar a US $ 90 por barril está se tornando cada vez mais realista, e o West Texas Intermediate ontem atingiu o nível mais alto desde 2014. Isso está alimentando um forte sentimento de alta no mercado de petróleo.