No mesmo período da safra 2019/20, as vendas somaram cerca de 1,25 bilhão de litros (Imagem: Agência Brasil/Tomaz Silva)

A venda de etanol pelas unidades produtoras da região centro-sul somou 1,36 bilhão de litros na segunda quinzena de janeiro no mercado interno, no primeiro aumento quinzenal da safra 2020/2021 ante o volume comercializado no mesmo período da temporada anterior, apontou nesta quarta-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

No mesmo período da safra 2019/20, as vendas somaram cerca de 1,25 bilhão de litros.

No acumulado de janeiro, as vendas de etanol pelas unidades produtoras atingiram 2,61 bilhões de litros, também um ligeiro crescimento ante o total vendido no mesmo mês do ano anterior, de 2,56 bilhões de litros.

As exportações garantiram o aumento em janeiro completo, mais que dobrando para 146,72 milhões de litros, já que os negócios no mercado interno ainda ficaram levemente abaixo do mesmo período de 2019/20.

No mercado interno, as vendas de etanol hidratado atingiram 1,65 bilhão de litros em janeiro deste ano, ante 1,76 bilhões no mesmo mês de 2020.

O volume comercializado de etanol anidro, por sua vez, alcançou 810,05 milhões de litros no primeiro mês de 2021, registrando aumento de 10,53% na comparação com igual período do ano passado.

“O aumento do volume comercializado de etanol anidro pelas unidades produtoras reflete a capacidade destas de atender o volume necessário para a mistura obrigatória, o que reduz a necessidade de importação do biocombustível”, disse o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em nota.

No acumulado desde o início da safra 2020/2021 até 1 de fevereiro, as vendas de etanol pelas empresas do centro-sul acumulam retração de 9,24%, somando 25,92 bilhões de litros, sob o impacto da pandemia.

Contudo, as exportações acumulam alta de 43,49%, totalizando 2,36 bilhão de litros.

As vendas de mercado interno na acumulado da safra tiveram redução em torno de 12,5%, atingindo 23,56 bilhões de litros.

A Unica também divulgou dados da moagem e produção de açúcar e etanol, mas foram residuais devido ao período de entressafra no centro-sul.

Fonte: Reuters

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e recebe nossas notícias da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR

Preços do petróleo fecham quase estáveis após 6 semanas de ganhos

Preços chegaram a cair mais de 1% no início da sessão, após a Opep afirmar que a demanda global pela commodity terá, em 2021, uma recuperação mais lenta do que se esperava anteriormente.

Governo estuda reduzir PIS/Cofins sobre combustíveis, diz Guedes

O governo examina a possibilidade de reduzir gradualmente o PIS/Cofins incidente sobre os combustíveis, disse nesta sexta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Qualidade do biodiesel tem dia de discussão acirrada e pressão por mistura menor

Integrantes dos setores de distribuição e revenda de combustíveis tiveram nesta quarta-feira um debate acirrado com representante da indústria de biodiesel, com trocas de acusações que expõem um racha em momento em que o Brasil discute a adoção de novos combustíveis renováveis para colaborar com a descarbonização da matriz energética.